Os abrigados do Lar Batista contam com o programa de capacitação Renapsi, que oferece cursos voltados a área de administração. A Renapsi também se integra com a Rede Pró-Aprendiz, uma aliança nacional que, por meio de parcerias, fortalece o desenvolvimento socioeconômico, promovendo a inserção de jovens no mundo do trabalho a partir de programas de Aprendizagem.
No dia da visita ao abrigo, a instituição estava com um número de 9 menores
crianças e adolescentes,
dentre estes, uma está
em transição para
a maior idade,
já recebendo a
preparação para
sua Autonomia
08
A profissionalização e a independência
Quando esses jovens saem dos abrigos, existe realmente uma consciência e uma independência já adulta? Para a Biologia o conceito de adolescência mudou muito. Acredita-se que o corpo continua a se desenvolver até os 24 anos, tanto corpo como mente, apesar de a vida adulta começar aos 18 anos nossa adoção para as responsabilidades e consciência adulta acontece um pouco mais tarde.
Na instituição Lar Batista todos já saem empregados e recebem orientações para formar seu próprio lar. Mas devemos nos ater, que a instituição legalmente, faz tudo que é possível para melhor acolher e capacitar estes jovens, mas por todo Brasil o que acontece depois são os mais variados caminhos, que em sua maioria o uso de substâncias entorpecentes, o abandono dos estudos, e até mesmo situação de rua se acometem a esses jovens.
Em Palmas temos uma casa chamada de Base, formada pela instituição ACEBRASIL, coordenada e orientada por Ivonaldo Soares, que oferece apoio para jovens continuarem a trabalhar e estudar. Na casa moram seis jovens, que saíram de abrigos, os mesmos ajudam nas contas básicas como água e energia, quando estas não são supridas pelas ajudas que o projeto recebe.