Revista - GRUPO JASF Fevereiro e Março de 2024 Fevereiro e Março de 2024 | Page 12

A compreensão sobre os indicadores de resultado empresarial vai muito além do óbvio cálculo da diferença entre receitas e despesas , exigindo atenção a pontos essenciais sobre o capital da empresa
gestão

Diferenciar faturamento , lucro e caixa evita riscos financeiros

A compreensão sobre os indicadores de resultado empresarial vai muito além do óbvio cálculo da diferença entre receitas e despesas , exigindo atenção a pontos essenciais sobre o capital da empresa

Toda empresa precisa gerar lucro pa ra se manter no mercado e essa é uma perspectiva bem clara na visão de quem empreende , que espera ter o re torno sobre o investimento feito . Concei tua lmente , a lógica é inequívoca , mas é na prática que a complexidade apare ce . Há negócios que geram caixa sem , no entanto , render lucro . O contrário também ocorre : existem empresas sem dinheiro em caixa e que , contabilmente , são lucrativas . Essas situações demonstram que não basta apenas subtrair receitas e despesas para retirar ou reinvestir o que sobra . É preciso avaliar a dinâmica financeira .
Faturamento , lucratividade e fluxo de caixa estão entre os principais indicadores a serem observados para uma análise correta sobre a saúde financeira da empresa . Para isso , é preciso ter informações fidedignas , que vão fundamentar todos os cálculos e a tomada de decisão . “ Na maioria dos casos , o problema começa na obtenção dos dados . O empresário não sabe quanto faturou , tem apenas uma ideia ”, exemplifica o coordenador dos cursos de MBA em Negócios do Ibmec SP , Cristiano Corrêa .
“ O segundo ponto é entender que , depois que faturou , existe uma série de coisas que vai acontecer até que o dinheiro do lucro esteja disponível ”, acrescenta . Confundir faturamento ( a receita que foi gerada pela venda de produtos ou serviços ) e lucro ( resultado da subtração entre faturamento e despesas ) não é algo incomum . “ O lucro é a etapa final , lá na frente , depois que tirou tudo o que é despesa ”, explica .
A análise , que parece elementar , requer atenção . Contabilmente , o lucro pode ter sido apurado e estar bem 12