Revista - GRUPO JASF Fevereiro e Março de 2022 | Page 15

gestão de pessoas
Da descrição do cargo à integração
No processo de recrutamento e seleção , a transparência em relação à cultura organizacional precisa ser com binada com outros dois instrumentos essenciais : o perfil profissional e a descrição de cargo . Sem isso , “ qualquer um serve ”, avalia Martyniuk . “ É preciso ter um direcionador : quais são as atividades que serão executadas naquela posição ; que habilida des e conhecimentos são impres cindíveis ; qual a formação escolar exigida ; que competências são primordiais para que a pessoa se adapte à função , ao grupo de trabalho e aos valores da empresa ”.
Para os gestores que consideram essa etapa trabalhosa , preferindo contratar na intuição , a coach avisa : “ lá na frente pode ser necessário dispensar alguém que não se adaptou , não desempenhou a função como se esperava e , isso sim , dará muito mais trabalho ”.
Com bom senso , alguns aspectos técnicos definidos para o cargo podem ser flexibilizados , desde que não sejam obrigatórios ou imprescindíveis , como a necessidade de que um motorista tenha carteira de habilitação .
Martyniuk adverte que há aspectos relacionados ao perfil que não podem ser flexibilizados : é o caso das competências comportamentais e do alinhamento à cultura da empresa , que só podem ser adquiridos por meio do autodesenvolvimento – algo que exige tempo . “ Imagine uma empresa que prioriza dar aos clientes um atendimento com gentileza , rapidez e eficiência . Se ela contratar alguém que tem ‘ pavio curto ’ e é relaxado quanto a prazos , muito provavelmente , em questão de dias , terá sérios problemas ”, exemplifica .

É preciso ampliar o olhar de que , no processo de seleção , a empresa deve escolher a pessoa mais preparada para ocupar a função

Depois de direcionar o processo de seleção e recrutamento , a cultura organizacional deve ser reforçada durante a integração do novo colaborador . “ A integração é o momento da ‘ cola ’ na cultura ”, descreve Leonetti . “ Se a cultura for acolhedora , a integração deve ser assim , e se a cultura é formal , assim deve ser a integração – afinal , estou ingressando em uma organização viva , com seus valores e ritos , que devem ser percebidos em todas as interações ”.
De acordo com Martyniuk , a empresa deve se preparar para receber o novo colaborador adotando um conjunto de ações que faça sentido para a organização e que expresse as boas-vindas , de modo a promover o melhor entrosamento possível , como , por exemplo , preparação do ambiente de trabalho , apresentação da empresa , contato com o gestor e acompanhamento de um tutor .
15