Revista - GRUPO JASF Fevereiro e Março de 2022 | Page 14

A formação de uma equipe coesa – comprometida com propósitos , missão , visão e valores da empresa – não é fruto do acaso e parte de contratações bem planejadas , focadas no perfil cultural da organização .
gestão de pessoas

Cultura deve orientar o processo de recrutamento e seleção

A formação de uma equipe coesa – comprometida com propósitos , missão , visão e valores da empresa – não é fruto do acaso e parte de contratações bem planejadas , focadas no perfil cultural da organização .

A cultura é o “ jeito de fazer as coisas ”, explica a vice-presidente de Cultura da Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos ( ABPRH ), consultora e professora universitária , Elizabeth Leonetti . Dessa forma , a cultura define a trajetória da empresa como um todo . “ Responda qual é a sua cultura e terá a resposta de como fazer sua gestão de pessoas e dos negócios ”.
Como lembra a coach , palestrante e psicóloga , Noemi Martyniuk , é comum que o processo de recrutamento e seleção seja interpretado como uma ocasião em que a empresa escolhe as pessoas mais preparadas para ocupar determinada posição , mas é preciso ampliar esse olhar . O profissi onal também está escolhendo a orga nização quando se candidata à vaga .
Apresentar com clareza a posição e o próprio perfil da empresa é indispensável para que o profissional e a organização tomem a melhor decisão . “ A empresa ganha porque contrata alguém que vai atender às suas expectativas , não só em relação ao desempenho da função , mas também na adaptação aos valores e filosofia da empresa . E ganha , também , o novo colaborador , que se sente realizado por trabalhar num local alinhado às suas expectativas ”, ressalta Martyniuk .
O principal erro das empresas , nesse processo , é não dizer a verdade sobre como as coisas são condu zidas dentro da organização , observa Leonetti . Isso inclui informar questões relacionadas ao reconhecimento , participação nos resultados , tratamento , comportamento da liderança e aplicação dos valores na prática . Outra falha , acrescenta , “ é dar mais ênfase às hard skills , competên cias técnicas , e não às soft skills , competências comportamentais , pois são estas que definem o ‘ como ’ fazer as coisas ”.
14