Revista - GRUPO JASF Dezembro de 2021 e Janeiro de 2022 | Page 7

capa
excepcional e temporário da mudança – então , dependem do consentimento dos empregados em relação ao retorno integral .
Do ponto vista jurídico , a empresa não pode obrigar seus funcionários a se vaci narem . No entanto , Takano assinala que a organização tem liberdade para estabe lecer políticas e protocolos de saúde e segurança .

O modelo de trabalho está vinculado à maturidade da organização e dos funcionários , que também devem manifestar suas preferências

Em 1 º de novembro , o Ministério do Trabalho e Previdência ( MTP ) publicou a Portaria n º 620 / 21 , definindo como “ prática discriminatória a obrigatorie dade de certificado de vacinação ” seja para processos admissionais ou como fato motivador para demissão por justa causa . Quando as regras do MTP foram publi cadas , diversos casos de demissão por justa causa decorrentes da recusa à imunização já haviam sido analisados e julgados procedentes pela Justiça do Trabalho . “ O tema é controverso e , provavelmente , será objeto de discus são judicial ”, prevê Takano .
Flexibilidade é fundamental
“ O home office , no período da pande mia , reforçou a importância das relações de trabalho flexíveis ”, observa o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos ( ABRH ), Paulo Sardinha . O modelo de trabalho , defen de , está muito vinculado à maturidade da organização e dos funcionários , que também devem se manifestar sobre suas preferências .
No processo de escolha sobre o formato a ser incorporado , os fatores objetivos são os que devem se sobressair na análise , aponta . Essas questões englobam aspectos como a necessidade de utilizar insumos específicos fornecidos pela empresa ou de atender clientes presencialmente , por exemplo . “ Boa parte das organizações vai se definir pelas condições objetivas ”.
Os aspectos subjetivos estão mais colocados às atividades intelectuais e que dispensam materiais muito específicos ou contato presencial com as equipes e os clientes . É a situação das funções que dependem mais da produtividade individual , bastando , por exemplo , acesso aos recursos de informação e comunicação , como computadores e softwares .
Sardinha aconselha que as empresas façam um planejamento cuidadoso considerando as novas questões que podem surgir a partir da mudança no formato de trabalho . Organizações maduras vão se guiar por “ flexibilidade , bom senso e ética ”, pontua . 7