O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
vez sancionado, este projeto será mais um importante instrumento legal de avanço da ampliação e ofertas de vagas por meio da educação a distância em nosso pais, promovendo cada vez mais a democratização do ensino básico e superior.
Contudo, Dias & Leite( 2012) nos induz a uma reflexão sobre avanços ou retrocessos quando pensamos sobre educação a distância e apontam que todo esse processo de regulamentação vivenciado por esta modalidade de ensino ainda está em construção. Afirmam ainda que alguns conceitos precisam ser revistos tais como a presença virtual, duração dos cursos e as qualificações exigidas dos professores e profissionais responsáveis pela condução dos cursos superiores à distância. Especificamente com relação ao papel do professor na educação a distância, abordaremos no tópico seguinte alguns pontos e contribuições importantes em relação a este profissional na construção de saberes.
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Diferentemente dos professores de ensino fundamental e médio, os profissionais que lecionam no ensino superior, mesmo com seus títulos de Mestres ou Doutores, geralmente não dispõem de qualquer processo de formação pedagógica. A LDB 9394 / 96 em seu Art. 66 º estabelece que a preparação para o exercício do magistério no ensino superior deve ser realizada em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. É interessante ressaltar que geralmente esses programas de pós-graduação fomentam o desenvolvimento de habilidades para a pesquisa e produção cientifica, fornecendo aos professores ingressantes a habilitação necessária para lecionar no ensino superior, porém não direcionam esforços a preparação pedagógica do docente para assumir a sala de aula.
Como forma de contornar esta situação, Gil( 1997) defende que o professor universitário, desenvolva requisitos técnicos que envolvem três dimensões: preparo especializado na matéria, cultura geral e conhecimentos e habilidades pedagógicas. Na dimensão que trata do preparo acadêmico, o professor deve ter conhecimento especializado na matéria que é fruto de sua disciplina a ser ministrada, considerando sua finalidade e aplicações práticas. A dimensão da cultura geral trata sobre o conhecimento que o docente deve possuir referente às áreas que se inter-relacionam com sua disciplina. Na dimensão que trata de conhecimentos e habilidades pedagógicas, o docente poderá adquirir a partir
ABRIL | 2017
83