Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 543

A GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA E O PROCESSO ADMINISTRATIVO

A GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA E O PROCESSO ADMINISTRATIVO

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
De acordo com Francisco Filho( 2006), administrar, em suma, significa utilizar-se de forma adequada, eficaz, eficiente e efetiva dos recursos humanos e materiais de uma instituição ou organização, de maneira racional e planejada de modo a atingir os de fins previamente determinados querem sejam esses objetivos de cunho lucrativos ou não.
Portanto, a administração escolar deve ser analisada dentro do contexto da Teoria Geral da Administração, pois como tal, está sujeita as determinações políticas, sociais, filosóficas, religiosas, financeiras, culturais, sociais, econômicas e morais, sendo um instrumento de transformação ou conservação da sociedade, e por essa razão nela se encontram os objetivos específicos, as metas, e as estratégias de ação.
Ela é uma especialidade do pedagogo, que pode ser obtida no Brasil através de cursos de habilitação, incorporada ou não à licenciatura em pedagogia, ou através de especialização. O administrador escolar atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino, coordenando as práticas pedagógicas, bem como acompanhando o desenvolvimento do currículo, é o responsável legal e administrativo pelo estabelecimento, coordenando as práticas pedagógicas, bem como acompanhando o desenvolvimento do currículo, é o responsável legal e administrativo pelo estabelecimento.
Sendo assim, a Administração Escolar deve estar inserida nos ditames e abordagens da Administração Geral, pois conforme defendem muitos autores,
“ hoje é impossível administrar qualquer organização sem ter uma visão holística da realidade”( FRANCISCO FILHO, 2006, p. 60).
Conforme o professor mestre Argemiro Aluísio Karling, na apostila do curso de Administração, Supervisão e Orientação Educacaional, no módulo de Príncipios e Práticas de Gestão Educacaional( maio / 2009, p. 8) a administração é: o conjunto de ações e meios para obter maior rendimento do pessoal e dos recursos, com menor custo e maior satisfação para seus dirigentes, funcionários e clientes e usuários.[...] Sintetizando, administrar cientificamentente é usar a pesquisa e o método cientifico com bases na racionalização.
De acordo com essa definição, entende-se que cabe ao administrador
ABRIL | 2017
543