Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 527

CONSIDERAÇÕES FINAIS
CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste trabalho procuramos demonstrar as possibilidades de como podemos auxiliar as crianças com necessidades educacionais especiais e a importância de uma formação do professor que contemple diversos aspectos do processo pedagógico, desde multiculturais até as diferenças e diversidades do ambiente escolar, essa visão, ao nosso modo de ver, faz toda diferença quando se trata de atender o individuo em sua fase mais frágil, a infância.
Com essa parceria entre Universidade e Prefeitura, há um grande ganho para a comunidade, e ao mesmo tempo há um ganho para os profissionais envolvidos no projeto, dando ênfase em sua carreira acadêmica, possibilitando uma formação que contemple os aspectos destacados acima.
As fotos incluídas no artigo apontam instrumentos que possibilitaram melhoras na adaptação no ensino regular, proporcionando que os alunos com necessidades educacionais especiais apresentem maior interesse e executem as atividades propostas no ambiente escolar, promovendo maior autonomia e êxito em suas atividades cotidianas.
Diante de tais aspectos, consideramos que o projeto PIBID – Pedagogia Educação Inclusiva é de suma importância ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto escolar e social, e de formação de professores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BEYER, H. O. A educação inclusiva: ressignificando conceitos e práticas da educação especial. Inclusão. Rev. da Educ. Esp. Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF, v. 2, n. 2, p. 8-12, jul. 2006. BORTOLINI, Ana Grace Costa; SILVA, Claudia Mara Soares da; BASSI, Lis Andréia. Como identificar e trabalhar com crianças que apresentam TDA / H. Revista Chão da Escola- Publicação anual- Edição n º 07- Novembro de 2008, p. 60-69. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2000. COMIM, B. C. A inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino regular: desafios e perspectivas para educadores. UFSCAR: São Carlos, 2010( Projeto de Pesquisa). LEVIN, E. A. Clínica e Educação com as crianças do outro espelho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. MACHADO, A. C.; ALMEIDA, M. A. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Rev. Psicopedagogia, 2010; 27( 84): 344-51 Disponível em http:// pepsic. bvsalud. org / pdf / psicoped / v27n84 / v27n84a04. pdf Acesso em 09 de abril de 2014.
ABRIL | 2017
527