A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O século XX inicia uma nova maneira de pensar a deficiência, dando ênfase agora em conceitos de integração e inclusão que deram inicio a uma concepção relacionada a possibilidade e oportunidade. Nesse sentido, integrar é dar oportunidades iguais mesmo com suas diferenças, ou seja, as pessoas que são diferentes têm direito a ter acesso ao mundo físico, cultural, social, do trabalho e da cidadania.
E a inclusão pode ter vários significados, interação, compreensão e combinação, mas o que se melhor encaixa é o envolvimento, entre todos, pais, estudantes, comunidade, pois todos podem e devem fazer parte de uma nova cultura, pois há capacidade de ver o mundo em uma nova perspectiva dando apoio e suporte uns ao outro.
Integração para Werneck( 1999) remete a uma ideia de inserção parcial e condicional às possibilidade de cada pessoa, ou seja, dentro desses conceito, só é inserido no sistema social ou no sistema educacional,
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O professor tem um papel essencial na medida em que continua a ser visto como verdadeiro agente de mudança, e de certa forma, podemos atribuir grande parte do sucesso educativo e dos alunos a tais profissionais. Daí a importância de sua formação, seja ela inicial, e também continuada. Nesse sentido, acreditamos que um profissional apto para trabalhar com crianças que apresentam necessidades educacionais especiais precisa ter contemplado conhecimentos sobre o respeito às diferenças e a diversidade do mundo, valorizar as modificações necessárias das estruturas impostas, no sentido de realizar melhorias e a implementação de recursos que possam facilitar a vida escolar dessas crianças, significando assim, a resposta educativa que se deve dar a todas as diferenças individuais, tornando o currículo de extrema importância para o aprendizado de todas as crianças.
De acordo com Silva
( 1995): [...] o currículo [...] está no centro da atividade educacional. Afinal, a escola não está apenas histórica e socialmente montada para organizar as experiências de conhecimento de crianças e jovens com o objetivo de produzir uma determinada identidade individual e social. Ela, de fato [...] funciona dessa forma. Isto é, o currículo constitui o núcleo do processo institucionalizado de educação( p. 184).
Há aqui uma contenda, logo acima vemos todos os pré-requisitos que um professor de crianças com
522 ABRIL | 2017