O FAZER NA GESTÃO ESCOLAR
sistema educacional público abre possibilidades para que se construa uma escola pública de qualidade, que atenda aos interesses da maioria da população brasileira, além de representar uma possibilidade de vivência e aprendizado da democracia, podendo, portanto, tomar um sentido diferenciado.( AZEVEDO, 2006, p. 510).
Reconhecemos que todos os sujeitos devem estar em prol coletivamente da construção da gestão democrática na escola, mas nosso objetivo investigativo paira sobre a figura do Gestor Escolar, sinalizado aqui pelo Diretor de Escola, por acreditarmos que na relevância de suas ações, tanto para migração conceitual, quanto para efetivação deste processo no espaço escolar, que se revela a democracia na escola.
Sendo assim abordaremos com maior ênfase sobre as dimensões da gestão escolar como forma de principiar este diálogo.
O FAZER NA GESTÃO ESCOLAR
Quando nos referimos a dimensões da Gestão Escolar, é fundamental reconhecer que os aspetos dimensionais estão relacionados às amplas funções que são de competências e atribuições do Diretor de Escolar.
Caminhar pelas vias da democracia requer da figura do gestor rigor de conhecimento de suas funções e empenho teórico e prático para sua concretização.
Cremos que são inúmeras atribuições do Diretor de Escola, mas compreendemos também que se o mesmo enveredar revestido pelo autoritarismo, mas difícil será alcançar êxito na condução de suas atividades.
Para além das questões burocráticas, administrativas, perpassa o que de maior valia temos na escola, ou seja, a aprendizagem, lembrando aqui que o papel social da escola é ensinar, e que este ensinar deve estar atrelado a reconhecer os sujeitos aprendentes e qual contexto os mesmo estão inseridos
Pensemos, pois que se o aporte principal da escola é o ensinar, o aprender, enquanto essência de sua existência reconhecemos então, umas das maiores dimensões de competência a se efetivar na ação do gestor, que pressupõem que de forma qualitativa só se efetivará com base no contexto democrático
Uma das competências básicas do diretor escolar é promover na comunidade escolar o entendimento do papel de todos em relação à educação e a função social da escola, mediante a adoção de uma
ABRIL | 2017
483