CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho, ora apresentado, teve como objetivo, mostrar que a união entre o conhecimento intelectual adquirido pelo professor em sua carreira acadêmica e a experiência de vida dos alunos da EJA, são essenciais para que haja um real aprendizado.
Quando o aluno se sente integrado com a escola, essa deixa de ser vista como algo inatingível e passa a ser considerada como fator agregador, acolhedor, onde a vontade de ultrapassar barreiras do desconhecido são maiores que o medo de não ser aceito, de ser ignorado, de ser humilhado.
Desenvolver uma metodologia capaz de abranger aquilo que o currículo pede, e unir a esse currículo, a trajetória de vida dos alunos como base para seu planejamento trará mais sentido para esses educandos. A metodologia de Freire aponta caminhos onde o objetivo é libertar e não doutrinar os sujeitos envolvidos nesse processo.
Se sentir pertencente ao ambiente escolar, se apropriar dessa cultura e depositar nela suas vivências é um modo de transformar o local onde se vive.
Dessa maneira, este artigo conseguiu apresentar de forma clara, que só é possível atingir uma aprendizagem de fato, dentro da Educação de Jovens e Adultos, quando o profissional olha“ através” dos indivíduos e desenvolve nestes, suas habilidades e competências de forma crítica, libertadora e eficaz.
REFERÊNCIAS
FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire – Princípios e práticas de uma concepção popular de educação. São Paulo. Universidade de São Paulo, 1999.
FERREIRA, Shirley Lopes. Ferreira, Daniela Maria. Silva, Shirley Angela. A expectativa dos alunos da EJA com relação à educação para o trabalho. Recife. Universidade Federal do Pernambuco, 2011.
OLIVEIRA. Michele Pereira. EJA uma perspectiva educacional sobre jovense adultos. Disponível em: http:// educacaoeinclusao. blogspot. com. br / 2008 / 11 / eja-uma-perspectivaeducacional-sobre. html. Acessado em 24 / 02 / 2017.
RIBEIRO. Jaciara Batista. As estratégias de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Pouso Alegre. Universidade do Vale do Sapucaí, 2014.
40 ABRIL | 2017