Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 370

possibilidade de ação que a criança domine, ou pelo menos, exerça em função de sua própria iniciativa.
A primeira relação com a aprendizagem é que a criança aprende a brincar; ao aprender a brincar, ela aprende certo tipo de comunicação peculiar, nem espontânea, nem natural, uma vez que nela é preciso estabelecer distância para com as formas de comunicação da vida comum. A cognição ou conhecimento construído é o resultado das ações do indivíduo sobre o ambiente que o rodeia, os objetos, os materiais, as pessoas e suas descobertas.
Ao longo do seu crescimento, a criança vai vencendo etapas que são decisivas para o seu desenvolvimento, não só físico, como mental e afetivo. A base de sua personalidade, o estabelecimento de sua própria identidade como ser que vive e convive com o ambiente, consigo mesmo e com o outro são estruturados, passo a passo, na medida em que a ela são oferecidas as mais diferentes situações que possam auxiliá-la a desenvolver-se.
A realização de atividades criativas espontâneas, por exemplo, oferece a possibilidade de desprender-se de limitações, dando à criança, chance de tornar-se independente, expressiva, crítica e autocrítica. Para que as crianças possam exercer a capacidade criadora, é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências escolares. A criatividade é inerente à natureza humana e extravasá-la é uma de suas necessidades( PANITZ, 1998).
Para tanto, o professor na Educação Infantil, pode valer-se de atividades diversas, utilizando variedade de materiais como: fios de diferentes espessuras, giz colorido, papéis, massa de modelar, giz de cera, materiais da natureza( folhas secas, pedras, galhos, etc.), brinquedos e jogos industrializados ou confeccionados pelos próprios alunos, sucata, etc.
Desenho, modelagem, recorte, pintura, entre outros, são exemplos de atividades que favorecem o desenvolvimento dos recursos expressivos da criança. O importante é que, independente do material a ser utilizado, as atividades se desenvolvam progressivamente, ou seja, iniciando-se das situações mais simples até chegar às mais complexas.
Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca... A fonte de seus conhecimentos é múltipla, mas estes encontram-se, ainda, fragmentados. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações.( BRASIL, 1998, p. 27-28)
Pela oportunidade
370 ABRIL | 2017