Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 35

O PROCESSO DE ENSINO D APRENDIZAGEM E A TRAJETÓRIA DE VIDA DOS ALUNOS DA EJA
pedagógica do professor? Como o professor deve atender os jovens e adultos utilizando o contexto em que vivem para dar significado às suas aulas?
Tem como objetivo revisitar temas já estudados por outros autores, mostrando a importância do professor em dar significado às suas aulas, para que esses indivíduos se identifiquem, se incluam, se sintam pertencentes àquela comunidade, que é a escolar.
Através de pesquisas, observar que, a união entre o conhecimento prévio do aluno e a sensibilidade do educador são requisitos necessários para uma plena socialização, aprendizagem, interação. São, portanto, itens indivisíveis.
Mostrar que é preciso atender as necessidades educacionais, das quais os alunos da EJA foram privados em determinado momentos, por motivos diversos, fazendo com que não haja evasão escolar, e sim, motivação para a permanência e conclusão dessa etapa educacional, é um dos principais papéis do profissional da EJA.
O trabalho aqui apresentado trata-se de tema importante do ponto de vista acadêmico, pois fará uma releitura de textos já estudados. Tem relevância social, porque vai explorar a relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a vivência dos alunos da EJA.

O PROCESSO DE ENSINO D APRENDIZAGEM E A TRAJETÓRIA DE VIDA DOS ALUNOS DA EJA

Sabe-se que a maior parte dos alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem muitos desafios, a partir do momento que decidem retornar ou iniciar sua jornada na vida escolar. Desafios que existem porque, em cada vida há uma história, que pretende ser transformada e que se quer alcançar, de alguma forma, aquilo que ficou pra trás, no tempo, e agora tem a intenção de se concretizar, tornar real.
O saber, o conhecimento erudito, seja para encontrar um emprego ou melhorar sua posição de trabalho, entender o filho ou neto quando possuem dúvidas em relação aos conteúdos da escola, seja para ler suas próprias correspondências, seus cartões de Natal ou aniversário e até mesmo o itinerário do ônibus. São coisas que, para muitos, não significam grandes obstáculos, mas para estes indivíduos são uma das etapas mais gratificantes de suas existências.
Sair da marginalidade em que se encontram e adentrar no mundo das letras, dos números, do entendimento da sua história, pois não se reconhecem até então como sujeitos da história. Socializar e argumentar de forma crítica sobre o ambiente que os cerca, compreendendo o seu
ABRIL | 2017
35