Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 275

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO ALUNO NA ALFABETIZAÇÃO
linha média do corpo. Desse radar vão decorrer então as relações de orientação fase aos objetos, às imagens e aos símbolos, razão pela qual a lateralização vai interferir nas aprendizagens escolares de uma maneira decisiva.
Os saberes relacionados à discriminação do som da fala e a consciência da unidade das palavras estão estritamente vinculados à habilidade fonoarticulatória. Dentro dos programas a serem desenvolvidos nas escolas na fase de pré alfabetização e alfabetização está o trabalho com a linguagem que no currículo encontra-se como“ Comunicação e Expressão”. Tem esta denominação por ter a função de expressar e comunicar seu pensamento permitindo ao indivíduo a socialização e a troca experiências e atuar de forma verbal e gestualmente no mundo.
Entendemos que é indispensável fixar bases motoras da escrita antes de ensinar a criança a dominar seu lápis. Porém, as habilidades motoras e perceptuais deixam de ter sentido quando trabalhadas de forma descontextualizada.
Estimular aspectos motores, afetivos e cognitivos é de suma importância quando vinculados ao contexto da realidade sociocultural dos alunos. A educação psicomotora tem como papel fundamental promover, por meio de uma ação pedagógica, o desenvolvimento de todas as potencialidades da criança, objetivando seu equilíbrio.
A seguir abordaremos um pouco sobre a importância do lúdico na educação infantil como facilitador do ensino e da aprendizagem do aluno na alfabetização.

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO ALUNO NA ALFABETIZAÇÃO

A educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica, por isso é considerada essencial, já que é ela que nos dá os fundamentos primordiais desta e outras fases do desenvolvimento cognitivo.
Kyrillos e Sanches( 2004) que desenvolveram estudos sobre a criatividade e a criação de espaços lúdicos dizem que:
“ Na Educação Infantil começamos a exploração intensa do mundo, das sensações, das emoções, ampliando estas vivências como movimentos mais elaborados.
ABRIL | 2017
275