Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 270

exatamente com o processo de ensino / aprendizagem desta segunda visão, onde a criança pode vivenciar situações que a estimule de forma plena. Dentro de cada movimento realizado pela criança um aprendizado significativo se consolida dando suporte para a lecto-escrita.
Para Ferreiro e Teberoski( 1991) essas condições são realmente importantes, mas não devem ser consideradas de maneira isolada ou como garantia da aquisição da leitura e da escrita. Ressaltamos mais uma vez que ao iniciar o processo de alfabetização devemos ter em mente um trabalho cujo ser aprendente é sujeito“ ativo disposto a descobrir o mundo que o rodeia por meio de suas próprias ações.”( 1991, p. 26).
O fato de alguns professores desde a educação infantil pedirem que seus alunos realizem inúmeras atividades com pontilhados, cópia de curvas e retas não indica que se está trabalhando a psicomotricidade, nem tão pouco que auxiliarão as crianças em seus aprendizados. Esses“ treinos” são cansativos, enfadonhos e contemplam apenas aspectos motores, apenas uma habilidade, deixando de lado o que a psicomotricidade se propõe a trabalhar que é o todo do indivíduo.
Lê Boulch( 1987) considera a educação psicomotora uma base para todo o aprendizado escolar, na medida em que ela possa promover o desabrochar humano, não apenas no desenvolvimento das funções motoras, mas nas relações destas com as funções mentais.
Freire( 1989) amplia essa idéia mostrando que, além da educação do e pelo movimento, trata-se de garantir a educação de corpo inteiro, que visa associar a ação, reflexão e conhecimento do real. No que diz respeito à alfabetização, entendemos que os benefícios conquistados pela educação de corpo inteiro influem de maneira positiva tanto nas dimensões figurativas( caligrafia, posição das letras no papel) como na construtiva da escrita( compreensão de seu significado e de sua função social). Aprender a escrever vai além de saber desenhar letras, é preciso aprender a ser interlocutor e registrar sua visão de mundo e seu modo de ser.
A educação infantil tem como princípios oferecer acolhimento afetivo, físico e social. Enquanto fase de aprendizado pelo lúdico é campo fértil para o desenvolvimento físico, motor e intelectual das crianças considerando a psicomotricidade. Além de despertar a curiosidade, a espontaneidade e a harmonização de seu eu com o mundo que a cerca. Além disso, a psicomotricidade quando bem trabalhada na educação infantil influencia na redução de problemas que influenciam no fracasso da alfabetização e letramento como a falta de concentração, a confusão no reconhecimento de letras e palavras entre
270 ABRIL | 2017