Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 268

sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
Ela relaciona a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo do indivíduo, entendendo-o como um todo coordenado e indissociável. A psicomotricidade é, portanto, a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, subentende uma concepção holística de aprendizagem e de adaptação do ser humano, que tem por finalidade, associar dinamicamente, o ato ao pensamento, o gesto à palavra, o símbolo ao conceito.
A Psicomotricidade, como toda a ciência tem um objetivo de estudo próprio, de acordo com Kyrillos e Sanches( 2004), em três conhecimentos básicos da psicomotricidade são:
“ O movimento, que segundo os conhecimentos atuais ultrapassa o ato mecânico e o próprio indivíduo, sendo à base das posturas e posicionamentos diante da vida; o intelectivo, que encerra a gênese e todas as qualidades da inteligência do pensamento humano, seu desenvolvimento depende do movimento para estabelecer, desenvolver e operar; o afeto, que é a própria pulsão interna do indivíduo, que matiza a motivação e envolve todas as relações do sujeito com os outros, com o meio e consigo mesmo( 2004, p. 167)”.
Os potenciais humanos são apoiados nas áreas básicas da Psicomotricidade, o seu estudo e pesquisa constantes do esquema e da imagem corporal, da lateralização, da tonicidade, da equilibração e coordenação, são enriquecidos instrumentalmente, estimulando o sentimento de competência, de autoestima, entendendo o ser humano em constantes e complexas adaptações, fazendo-o concluir que é amado e aceito, tornando-o transformador e produtor social.
A motricidade influi de forma notável no psiquismo do indivíduo, ao ponto do processo intelectual depender da maturidade do sistema nervoso. Desde os primeiros momentos da sua vida, a criança responde a estímulos do meio ambiente através do movimento. Este movimento quando realizado com intencionalidade, desenvolve na criança diversas características de suma importância para toda sua vida. Parolin( 2007) define a psicomotricidade como e educação para o movimento:
“ Dentre tantos que vieram a enriquecer a escola em seu processo e construir o novo sujeito para o mundo novo e com um novo paradigma de educação, a psicomotricidade contribuiu com o seu‘ saber’ para melhorar e transformar o homem, até suas mais profundas raízes. Trata-se, portanto de uma educação para o movimento”.( PAROLIN, 2007, p. 142)
O movimento, a ação corporal e a vivência das sensações constituem o elo entre o eu, o mundo e os
268 ABRIL | 2017