MP É PREOCUPANTE, DIZ ESPECIALISTA
MP É PREOCUPANTE, DIZ ESPECIALISTA
A HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL
MP É PREOCUPANTE, DIZ ESPECIALISTA
O professor contemporâneo alega não ter tempo para escrever por culpa da burocratização. Apresentase sempre preocupado em entregar as tarefas de escrita rapidamente sem se aprofundar nas ideias, não escreve com satisfação e segurança, não utiliza a escrita como instrumento de registro dos pensamentos elaborados durante o fazer pedagógico. Apenas se coloca como receptor e transmissor de proposta de produção para os alunos e ainda faz críticas“ meus alunos não sabem escrever” ou“ eles não gostam de escrever”. Será que isso não é recíproco? Ou pior, será que isso não é reflexo da relação que o professor tem com a escrita?
Observando o comportamento de escrita dos professores nos grupos de formação continuada, fica evidenciada a falta do uso da escrita nas atividades pedagógicas. Os professores demonstram pouco contato com o mundo
MP É PREOCUPANTE, DIZ ESPECIALISTA
A MP é um instrumento com força de lei que é adotada pelo presidente da República em casos considerados urgentes. Ela tem efeito imediato e um prazo de validade de até 60 dias, prorrogáveis por igual período.
Para a medida provisória se transformar definitivamente em Lei, é preciso a aprovação do Congresso Nacional. Em caso de aprovação, a MP é encaminhada para sanção presidencial, que pode vetar o texto parcial ou integralmente, caso discorde de eventuais alterações feitas durante o processo.
A HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL
A trajetória profissional do educador em arte, enquanto ensino formal vem desde a chegada de uma equipe de artistas vinda da Europa, chamada Missão Artística Francesa que chegou em 1816.
Com a chegada desses artistas surgiram as primeiras escolas de Belas-Artes. Na época se trabalhava o desenho e a cópia de modelos. A Arte no ensino tradicional era de forma fragmentada, com nenhuma relação entre a prática e a teoria e que valorizava somente a técnica. Nas décadas de 50 / 60 o professor estimulava a livre expressão, uma tendência escolanovista que deixa de ser uma mera cópia e passa
258 ABRIL | 2017