Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 204

SEMÂNTICA E A INFERÊNCIA TEXTUAL
Não é de hoje que se discute a importância de uma boa interpretação da leitura que se faz e dos textos que poderão ser produzidos a partir do conhecimento.
Ademais, considera-se que a leitura e a produção textual têm como requisito básico, a clareza redacional. Pois depreende-se que é de suma relevância o seu domínio por parte aluno / indivíduo. Visto também como desenvolvimento mínimo da semântica textual, o leitor / aluno desenvolvera a capacidade dissertativa / argumentativa na seleção de vocábulos. Isso faz com que ele consiga emprega-lo nas situações comunicativas e de produção textual, os termos capazes de suscitar a dubiedade interpretativa.
Sendo assim, o conceito de semântica é abrangente e não cabe aqui discernir todos e sua posição a dado contexto de argumentação e enunciação. Mas sim demonstrar o conceito básico e único de semântica e sua importância na significação e no sentido. Claro que quando pensamos em semântica abre-se um leque de possibilidade de entendimento sobre ela, mas o importante é mostrar que ela é o bem precioso do ensino que muitos ainda não estão acostumados a lidar. Vista como um campo minado de sentidos, deve-se a ela os bons resultados de inferências e compreensão.

SEMÂNTICA E A INFERÊNCIA TEXTUAL

Entende-se que as várias possibilidades de se estudar o significado e as questões de interpretação entre as relações das expressões linguísticas e o mundo, são considerados como características importantes para reflexão formal e criticidade do aluno / indivíduo. Assim, as línguas naturais nos permitem produzir, compreender e inferir constantemente nos novos significados. É a partir do significado que referenciamos o mundo e sua linguagem, pois somente ele vai dizer respeito das significações da língua, a qual é considerada multifacetada.
Não é o caso aqui de desprezar totalmente as outras divisões gramaticais como a morfologia e a sintaxe, mas sim expressar que a inferência textual depende mais da semântica do que o ensino de frases soltas envolvendo na maioria das vezes as classes gramaticais e orações coordenadas e subordinadas que não levará o aluno / indivíduo em lugar algum em termos de conhecimento crítico e analítico. O ensino focado somente gramática com regras para sujeitos, predicados, substantivos, adjetivos e outros mais, levará o aluno a desmotivação pela
204 ABRIL | 2017