Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 194

A arte é muito importante no cotidiano escolar e deve estar presente nas salas de aula porque é uma linguagem, é uma maneira de representar o mundo em que viemos, devese extrapolar as dimensões da escola ultrapassar a teoria do pensamento artístico. Toda cultura e todo o meio em que vive tem suas próprias características, seus padrões, valores, normas, ideias e objetivos, que são transmitidos e reforçados para as gerações que em nela vive.
Dessa forma, o ensino de arte deve ser voltado a parte intelectual e social do educando, fazendo assim com que ele ultrapasse suas próprias barreiras do conhecimento. As pessoas ainda pensam que a palavra é a única forma de comunicação existente no mundo, mas, ao contrário a esse pensamento assim como aprendemos a ler as palavras, também podemos fazer leituras de imagens para melhor compreender o mundo, construir conhecimentos, aprender sobre culturas diferentes, por meio das Artes visuais, do Teatro, da Dança, Música, das linguagens da Arte. Nesse sentido:
Pensar o Ensino de Arte é pensar na leitura e produção de uma linguagem que desconhece fronteiras, que existe em todo o mundo, quaisquer que sejam as etnias, os credos, as épocas, e que, como toda linguagem, possui seus códigos próprios, em um sistema estruturado de signos( SILVEIRA, 2006, p. 93).
Através da Arte é possível fazer uma ressignificação da realidade, uma vez que a troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista. O ensino de arte é tão importante na vida dos seres humanos, que podemos dizer que o indivíduo que não possui um contato direto com a arte, terá uma experiência de aprendizagem limitada, pois conforme esclarece os PCN’ S de Artes:
[...] escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos a sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. Apenas um ensino criador pode favorecer a integração entre a aprendizagem racional e estética( BRASIL, 1997, p. 39).
194 ABRIL | 2017