E essa é talvez, uma das regras mais fundamentais! Ouvir com atenção primeiro, sem ficar pensando na resposta, antes mesmo do seu interlocutor terminar sua fala. É importante você entender que, ouvir te fará um melhor profissional, pois vai saber identificar com clareza, os pontos divergentes dos seus, sendo assim, terá maior objetividade na resposta e na elaboração das propostas que tem para melhoria.
Aceitar que seu ponto de vista pode estar errado, também valem muitos pontos nas regras de convivência. Nem sempre você está certo, como nem sempre, você está errado. Aceitar isso, te fará ter outras visões da mesma situação, afinal, sem julgamentos, os mundos de visões diferentes, se convergem e entram em comum acordo. A humildade em aprender, vale muito para melhoria de convivência e vai te projetar como uma pessoa aberta e equilibrada, podendo assim, assumir cargos de lideranças.
Depois de ouvir é hora de colaborar! Não fique mastigando aquilo que você foi “contra” e mesmo assim assumiram como verdade e vão colocar em prática. Atue da mesma forma que você atuaria se fosse a sua ideia colocada em prática. Isso vai mostrar comprometimento, entendimento que o que vale, é o bem maior de todos, por isso, você se dedica e colabora, mesmo que a ideia não lhe agrade muito. Se der errado, tudo bem também, não aponte o dedo, ajude na elaboração de nova estratégia e formas de se fazer as coisas.
Isso também mostra o seu nível de comprometimento com a empresa em questão, você vai passar a mensagem de que está aberto a entender e ajudar no que for preciso para que a vontade de todos, possa ser aplicada de forma eficaz, mesmo sendo contra o que pensa. Humildade nunca é demais, além de aprender com ela, você pode ver que estava errado, e que novas formas de se fazer a mesma coisa, sempre vão existir. Com isso você molda o seu cérebro, para criar novas sinapses, logo, criando novas soluções para problemas antigos. É um treino, e acredite, seu cérebro precisa desse treino diariamente, para assim, pensar, como dizem, fora da caixa.