Evite julgamentos, independente do que sabe da vida do seu colega de trabalho. Procure entender o que levou ele a pensar dessa forma e tenha empatia pelos seus amigos.
Ajude no que for preciso para que o ambiente de trabalho seja harmônico, afinal, você faz parte desse ambiente e viver em pé de guerra, não agrega benefícios e prejudica a sua saúde. Mesmo que você tenha um colega de trabalho, que lhe parece ruim de primeira impressão, tire um tempo para tentar entende-lo e, se não conseguir, tranquilize sua mente, um dia, as coisas começam a se encaixar e você conseguirá entender a linha de pensamento do colega.
Se afaste das fofocas, isso não é saudável para você e nem par ao ambiente de trabalho. Quando estiver no meio das fofocas, simplesmente aponte uma visão apaziguadora, não alimente a visão de quem está julgando, simplesmente tenha a sua e não se baseie na opinião dos outros. As vezes, essa pessoa que esta julgando a outra, tem uma história com ela não tão agradável e por isso esta dizendo isso, mas você, é outra pessoa, que provavelmente não passará por uma situação semelhante.
Seja positivo em suas colocações, elogie os bons resultados de seus colegas antes de critica-los, é importante que eles saibam que nada é pessoal, que você deseja o bem comum como todos que estão ali, no mesmo barco. É aquela velha história, elogie em público e critique no particular, não deixe que suas ideias sobreponham no julgamento do que é certo e errado, o errado pode ser você. Então foque na convivência prazerosa e harmoniosa, e se estiver em um emprego ou cargo que não lhe agrada, que te deixa mal, saia desse lugar o quanto antes. Se não pode no momento, faça um planejamento de transição de carreira com tranquilidade. Existem profissionais no mercado que podem te ajudar nisso.
Seja mais feliz na sua profissão, para que sua vida seja mais feliz também, para de se martirizar e faça acontecer diferente, você pode!
Cleber Pelarin - Diretor Geral Carreira&Sucesso