Revista de Medicina Desportiva Informa Setembro 2012 | Page 32

aumentam , em proporção , mais os lípidos que as proteínas por mobilização exagerada de colesterol e de triglicéridos ( TAG ), conduzindo a baixa da HDL , aumento da LDL , do colesterol total , dos TAG e a insulino-resistência . Estas alterações são responsáveis por lesões ateromatosas em particular nas artérias coronárias . A morte súbita de origem cardíaca pode ocorrer por um evento coronário agudo , como no vasoespasmo coronário causado pela baixa de produção e libertação de óxido nítrico vascular induzida pelos anabolizantes , ou por alterações do ritmo cardíaco , já que os anabolizantes são pró-arrítmicos , pois alteram a estrutura miocárdica e influenciam a concentração de eletrólitos ) 2 , 3 , 6 .
Hormonas e substâncias relacionadas
Nesta classe as substâncias mais usadas :
Hormona de crescimento humana : O uso excessivo conduz a miocardiopatia , caraterizada por hipertrofia do miocárdio , com fibrose intersticial , infiltrado linfomononuclear e áreas de necrose monocitária . Além disso , o excesso de hormona de crescimento aumenta a incidência de arritmias e , consequentemente , a mortalidade de causa cardiovascular 7 .
Eritropoietina ( EPO ): A administração de EPO visa o aumento da taxa de glóbulos vermelhos circulantes , o que provoca maior capacidade de transporte e de libertação de
O 2 da hemoglobina . Tem um efeito dose-dependente nos parâmetros hematológicos 8 . O uso incorreto de EPO causa aumento do hematócrito e da viscosidade do sangue que , por sua vez , origina trombose cardíaca e vascular periférica e fenómenos tromboembólicos ( enfarte pulmonar , AVC e morte súbita ) 3 , 9 . No desportista a trombose é ainda favorecida pela desidratação associada ao esforço físico e pela bradicardia durante o sono 10 . A EPO também aumenta o tónus vascular por aumento significativo do cálcio livre , com efeito vasoconstritor direto na célula muscular lisa e nas plaquetas , o que conduz a HTA e possivelmente disfunção cardíaca 11 .
ß2 agonistas
Estes fármacos são usados por via inalatória no tratamento da asma . Quando administrados oralmente , os ß2 agonistas , como o clenbuterol e o salbutamol , parecem aumentar a força muscular pelo seu potencial de aumento da massa muscular . Estes fármacos ativam os recetores adrenérgicos cardíacos e periféricos , causando aumento da FC e da força contráctil do miocárdio e vasodilatação , com redistribuição do débito coronário 2 , 3 , 12 . Os efeitos secundários mais frequentes são as alterações do ritmo ( supraventriculares ou ventriculares ) por vezes responsáveis por morte súbita 3 , 12 . O clenbuterol é um ß2 agonista que tem efeitos anabolizantes . Ele atua por estimulação simpática dos receptores ß2 , com hipertrofia da célula muscular esquelética e cardíaca , aumento da síntese proteica , estimulação da lipólise e aumento das reservas energéticas . A longo prazo causa HTA e hipertrofia ventricular , que é depois responsável pela IC 3 , 13 .
Estimulantes
Os estimulantes , como as anfetaminas e a cocaína , atuam no sistema nervoso central ( SNC ) através da secreção de neurotransmissores excitatórios , como a dopamina , a norepinefrina e a serotonina 14 .
Anfetaminas : O seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso autónomo causa aumento das resistências arteriais periféricas , com consequente HTA e aumento da FC , que pode induzir alterações do ritmo ( supraventriculares ou ventriculares ), por vezes responsáveis por morte súbita 2 , 3 .
A cocaína e outros simpaticomiméticos parecem ter pouco ou nenhum efeito sobre a performance do atleta . Têm um efeito anestésico local no coração pela sua capacidade de bloquear os canais de sódio e potássio , assim como um potente efeito simpaticomimético e vagolítico 3 . O principal efeito adverso cardiovascular é o enfarte agudo do miocárdio ( EAM ), que é independente da dose . O mecanismo é o aumento nas necessidades miocárdicas de O 2 devido ao vasoespasmo coronário e o aumento da agregação plaquetária ( mal conhecido atualmente ) 15 . As arritmias ventriculares , o prolongamento dos intervalos QT e PR e os distúrbios da condução AV são precursores de morte súbita nos consumidores de cocaína . Outras reações adversas cardiovasculares incluem : miocardite , miocardiopatia dilatada , endocardite infeciosa , rotura de aneurisma da aorta , trombose vascular , HTA e AVC 3 , 16 , 17 , 18 .
Alcalóides de efedrina : Os preparados que contêm efedrina , como ma-huang , “ ecstasy herbal ” e outros , estimulam o coração aumentando a FC e a força de contração . A efedrina aumenta a pressão arterial por vasoconstrição . Os efeitos adrenérgicos da efedrina podem levar ao desenvolvimento de arritmias cardíacas . Complicações cardiovasculares , como HTA , miocardite , AVC , arritmias e morte súbita de causa cardíaca , podem ocorrer com o seu uso 3 , 14 .
Canabinoides
Os mais usados são a marijuana e o haxixe . O seu principal ingrediente ativo é o tetrahidrocanabinol que atua primariamente via estimulação ß adrenérgica e possivelmente também por bloqueio parassimpático . Ele aumenta a FC e diminui o volume sistólico , causando aumento das necessidades miocárdicas em
O 2 com diminuição do seu aporte , conduzindo a isquémia aguda e / ou arritmias 19 , 20 .
Glucocorticoides
O uso continuado e prolongado está associado a alterações do metabolismo lipídico , como o aumento do colesterol total , TAG e
30 · Setembro 2012 www . revdesportiva . pt