Notícias
Finalmente a edição em inglês ! Já a partir da edição de março que a Revista é publicada na versão inglesa nas Apps , as quais são gratuitas . Basta fazer a pesquiza usando os termos : Medicina Desportiva . A partir de agora o que sabemos , o que escrevemos , o que investigamos e o que publicamos poderá ser lido em todo o Mundo . Era uma ambição antiga que agora é realidade , muito também à custa do apoio da Fundação do Desporto e da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa . É mais um estímulo para aumentar e melhorar a produção científica nacional . Ficamos a aguardar .
A preocupação com o consumo de bebidas energéticas pelos adolescentes , em particular em Portugal , tem sido um tema abordado nesta publicação . O estudo “ Padrões de Consumo de Bebidas Energéticas em Adolescentes Portugueses de Uma Cidade do Norte de Portugal ” vem mais uma vez manifestar alguma preocupação sobre o consumo . Este estudo transversal foi realizado através de questionário de autopreenchimento e resultou das respostas de 1414 adolescentes ( 11-17 anos de idade , idade média de 15,1 ± 1,5 anos , 53,9 % raparigas ) de quatro escolas públicas de Braga . Os resultados revelaram que 34 % dos inquiridos consomem regularmente e 14.1 % o fazem semanalmente . Muito preocupante é que 39.9 % ingerem estas bebidas em conjunto com álcool . Embora o sabor seja a resposta mais escolhido , o aumento da energia ( 35 %) e do rendimento desportivo ( 33 %) foram referidos logo a seguir . Um dado curioso é que o maior consumo esteve relacionado com
o menor rendimento escolar . Pelo menos um sintoma foi referido em 30.6 % dos casos . Toda esta informação deve ser refletida e discutida nos locais próprios . Felicitam-se os drs . Albino Martins , Carmo Ferreira , Dinis Sousa e Sandra Costa . Esta investigação foi publicada na Acta Médica ( Acta Med Port 2018 Apr ; 31 ( 4 ): 207-212 ) e pode ser consultada no site da Revista ( www . revdesportiva . pt ).
O Australian Institute of Sport ( AIS ) e a Australian Medical Association ( AMA ), com o patrocínio do governo australiano , criaram o site Concussion in Sport destinado a ser consultado pelos atletas , pais , treinadores e demais interessados . Referem ser um site produzido a partir dos conteúdos mais recentes , com validade científica , com o objetivo de se proporcionar a melhor assistência médica aquando da ocorrência deste acidente . Partilham a preocupação internacional sobre a elevada incidência no desporto , assim como os potencias danos para a saúde do atleta , profissional ou não , jovem ou adulto . Na página de abertura existem quatro secções dirigidas para atletas , treinadores , pais e professores e pessoal médico . Entrando na secção destinada ao atleta , veem-se 15 links , dos quais se destaca Return to Sport , uma situação difícil de gerir com o atleta . Refere-se ainda a falta do adequado diagnóstico e a referenciação do sinistrado . A sensibilização e o maior grau de suspeição são importantes . Mas , if in doubt , sit them out , pode ler-se . O filme de 8 minutos ( texto em inglês ) merece ser visto . A ver no site da Revista ( www . revdesportiva . pt ) já há algum tempo .
Ouve-se falar muito de água de coco e até parece ser sacrilégio ir ao Brasil e a não
beber . Pode ser considerado um sumo , mas com pouco açúcar , pelo que com poucas calorias , e possui alguns eletrólitos e vitaminas . O conteúdo em gordura saturada é residual ( 0,2mg / 100 gr ). As diversas concentrações dependem da maturação do coco . Por cada 100 gramas , a água de coco tem 19 calorias , 105mg de sódio , 250mg de potássio , 0,7gr de proteína , 2,4mg de vitamina C , 24mg de cálcio e 0,3mg de ferro . Pode ser usada para tratamento da desidratação após o exercício físico , mas também para compensar as perdas hídricas da diarreia . É uma bebida saudável , mas o conteúdo em sódio e açúcar poderão motivar uma conversa com o médico assistente por parte dos hipertensos e dos diabéticos . Um coco poderá ter cerca de 400ml de líquido , mas , quando não encontrado , existe já produção industrial para satisfazer o desejo . Contudo , nada melhor que ter aquela bolinha na mão e saboreá-lo usando a palhinha .
CLÍNICA DO DRAGÃO
+ de 200 pessoas + de 30 especialidades
Acordos com seguradoras e subsistemas de saúde , incluíndo ADSE e SNS .
V EDIÇÃO DAS JORNADAS SAÚDE ATLÂNTICA
REABILITAÇÃO DESPORTIVA , ATIVIDADE FÍSICA & NUTRIÇÃO
�30 novembro & 1 dezembro 2018 Porto . Portugal
Visite-nos em :
www . saudeatlantica . pt
# ACDragao
www . jornadassaudeatlantica . com 220 100 100
Revista de Medicina Desportiva informa julho 2018 · 3