A ) B )
Figuras 1 – A ) orquite ; B ) torção aguda do cordão espermático
Figura 2 – Achado intra-operatório de torção aguda do cordão espermático com mais de 6 horas de evolução . Testículo sem sinais de viabilidade . adolescência 10 . O risco de TT é superior em testículos de maior volume 11 .
Ao observar um doente com dor escrotal aguda é obrigatória a exclusão de uma torção do cordão espermático . Na dúvida , se de fácil acesso , deve realizar-se um ecodoppler testicular . Se o exame objetivo for inequívoco , recomenda-se intervenção cirúrgica imediata , tanto mais que em até 21 % dos casos o ecodoppler testicular é inconclusivo .
O diagnóstico diferencial mais comum será com eventos inflamatórios , como por exemplo uma epididimite ( figura 1 ) ou uma torção do apêndice testicular ( tratamento sintomático apenas ).
O tratamento consiste na exploração cirúrgica . Enquanto se aguarda o tratamento definitivo , pode-se realizar uma tentativa de destorção manual – rotação de 180 º do testículo no sentido medial – lateral ; se bem sucedida , haverá alívio da dor 11 . A destorção manual não evita a exploração cirúrgica . A cirurgia consiste na abertura do escroto , trazer o testículo para fora da bolsa
escrotal , avaliar a presença da rotação do testículo , reverte-la de imediato e colocação do testículo em soro quente . A conservação ou não do testículo será definida pela viabilidade do mesmo . Sinais como a coloração ( escuro , que se mantém após destorção ), a sua irrigação após a destorção , que poderá ser avaliada através de pequenas incisões ao longo da túnica albugínea ( verificar o aumento gradual da hemorragia com sangue de aspeto arterial ) juntamente com a história clínica ( duração da torção ) serão de extrema utilidade na decisão .
Se a torção do cordão espermático não for diagnosticada atempadamente , o testículo necrótico deverá ser removido pelo risco de orquialgias crónicas e formação de anticorpos anti-espermatozóides por quebra da barreira hemato-testícular 9 .
Rutura testicular
A rutura testicular pode ocorrer em até 45 % das lesões escrotais
TABELA I – Caraterísticas da torção aguda do cordão espermático e |
orqui-epididimite |
Torção aguda do |
Epididimite |
|
cordão espermático |
|
Idade |
12 – 18 anos |
18 – 50 anos |
Dor Aguda e severa Gradual , variável na severidade Edema escrotal Presente Presente Sintomas urinários Ausentes Por vezes Sinal de Prehn Negativo Positivo Reflexo cremastérico Ausente Presente Ecodoppler Sem fluxo sanguíneo Aumento do fluxo sanguíneo Tratamento Cirúrgico Anti-inflamatórios , antibióticos Severidade Emergência Urgência
agudas 12 . Estas lesões estão frequentemente associadas à atividade desportiva 13 . O mecanismo mais comum é o esmagamento do testículo contra o osso púbico .
Ao exame objetivo , são achados frequentes a equimose e o edema escrotal , juntamente com sensibilidade aumentada do testículo , o que dificulta um exame objetivo cuidado . Atenção a achados de posição anormal dos testículos e abolição do reflexo cremastérico que poderão significar uma torção subjacente do cordão espermático 14 . Mais uma vez é mandatória a realização de um ecodoppler escrotal . O achado de “ heterogeneicidade do parênquima testicular ”, tem elevada sensibilidade e especificidade para uma rutura testicular 4 , 16 . Quando este exame não possa ser realizado num curto espaço de tempo , deve realizar-se exploração cirúrgica , a qual tem o intuito de preservar o máximo das funções do testículo , estando a orquidectomia reservada para lesões testiculares de grau V , segundo a AAST ( American Association for Surgery of Trauma ) 17 ( tabela IIa e IIb ).
Esta recomendação também se aplica aos hematocelos ( sangue entre as túnicas vaginais ), visto que em mais de 80 % dos casos se associam a ruturas da túnica albugínea 18 , 19 . A cirurgia consiste no desbridamento e sutura da túnica 19 . Quando o tecido inviável constituir menos de 30 % do volume testicular , a orquidectomia parcial é uma opção .
O tratamento conservador , à semelhança de outros órgãos como o rim 20 , tem ganho cada vez mais espaço , apesar de alguns resultados
22 · Julho 2013 www . revdesportiva . pt