Revista Cabal 001 | Page 16

P

P

L

A

T

A

A

T

T

T

A

i

T

P

T

mENTES QUE NÃO PENSAM

A CULPA É DO VALE DO SILÍCIO

O Vale do Silício, região localizada na Califórnia, tem atraído cada vez mais olhares. Mas por que tanto prestígio? Quais são as consequências disso?

Alguns historiadores dizem que esse vale surgiu em 1909, quando a Baía de São Francisco situou pesquisas de tecnologia da Marinha americana. Posteriormente, com o desenvolvimento do rádio de estação, por Charles Herrold, a Universidade de Stanford comprou as patentes do produto para iniciar suas próprias transmissões, foi a partir desse momento que diversas empresas de tecnologia começaram a se estabelecer na região para servir a Marinha.

Entretanto o real fluxo de pessoas e ideias ocorreu com um “empurrãozinho” dado pela Segunda Guerra e pela Guerra Fria, devido a necessidade da produção de armas e construção de aviões de caça. Na época, as indústrias eletrônicas instaladas no Vale do Silício, foram as fornecedoras de todo material necessário.

Desde sua criação, esse Vale só evoluiu, considerando sua ascensão e o abraço receptivo dado pelo mercado, a tendência é que isso continue ocorrendo futuramente, pois estamos a caminho de um mundo completamente globalizado e movido a tecnologias.

Entretanto, quem observa tamanho desenvolvimento não percebe a face que existe por baixo da máscara, face esta, degenerada, exibindo o quanto o Vale do Silício tem afetado a vida humana e tornado as relações sociais a cada dia menos sólidas, o que Zygmun Bauman, sociólogo polonês, problematiza chamando de “modernidade líquida”.

Júlia Gumes