Revista Cabal 001 | Page 15

O oeste foi palco de muitos filmes que são famosos até os dias atuais. Nesses filmes o personagem principal é padronizado como brancos que vivem em uma pequena vila e são os heróis que protegem suas terras contra indígenas que são mostrados com uma violência sem motivos, mas não são mostradas razões pelo qual o cowboy está ali nem o porquê dos indígenas norte americanos se revoltarem contra os primeiros, ou seja, de certa forma os cowboys são imigrantes ingressão nas terras dos nativos e são considerados invasores.

Outro fator histórico que geralmente é mostrado nessa trama, é a procura de metais preciosos que tem haver com a “corrida do ouro” que incentivou muitos imigrantes europeus a explorarem o novo oeste. Terras também forram doadas pelo governo para o povoamento dessa região o que facilitou o surgimento de vilas, pois a terra era infértil e não havia abundancia de bacias hidrográficas. Esses vilarejos se destacavam pela sua Importância como pontos de apoio para a linha férrea que ligava todo oeste ao litoral leste para a escoação de matéria prima para as indústrias nacionais e estrangeiras.

Por isso o oeste americano é desprovido de indústrias de bens de consumo, pois a sua importância foi abastecer as indústrias, as quais estão localizadas no litoral, tornando fácil o escoamento dos produtos, produção de recursos energéticos e abundancia de bacias hidrográficas. Porém o foco industrial que tem grande atuação com o famoso Vale do Silício é a indústria de produção de conhecimento que tem crescido em grandes polos econômicos.