Revista Agosto Jornal Manauara -Agosto 2017 | Page 5

VÁLVULA DE DIAFRÁGMA

PAPO TÉCNICO

VÁLVULA DE DIAFRÁGMA

Este tipo de válvula tem origem de seu nome ligada a um componente que realiza a sua vedação: o diafragma. Trata-se de uma peça moldada e prensada feita de borracha ou plástico. De construção bastante simples estas válvulas se compõem de três unidades: corpo, diafragma e tampa. Dispensam qualquer tipo de engaxetamento da haste. São de fácil manutenção e normalmente dimensionadas para trabalho contínuo por longos períodos, com uma condição mínima de manutenção. A geometria de seu corpo representa um perfil angular permitindo receber vários tipos de revestimentos, tais como: borracha, ebonite, vidro, teflon, etc. Além disso, o mecanismo de acionamento é completamente isolado do fluido que passa em seu corpo, evitando assim elementos como juntas e gaxetas.
Aplicação: A válvula diafragma suporta fluidos corrosivos, abrasivos, erosivos e podem também ser aplicada para controle de gases industriais e processamento de fluidos com partículas sólidas, como pastas e lamas. Possibilitam respostas rápidas e regulagens e / ou bloqueio de fluidos em sistemas de controle nas indústrias químicas e petroquímicas, de mineração, farmacêuticas, alimentícias, bebidas, usinas de açúcar e álcool, saneamento básico, tratamento de efluentes, siderúrgicas, cimento, tintas e vernizes, papel e celulose, fertilizantes, etc.
Principais vantagens: Estanqueidade absoluta, mesmo que haja pedaços de sólidos na válvula, pois o diafragma flexível se fecha em torno dos sólidos. O acionamento pode manual ou por atuadores. Isolamento total do mecanismo em relação ao fluido, o que proporciona vida uma prolongada. Fluxo contínuo e nos dois sentidos. Baixa perda de carga devido às pequenas obstruções internas. Instalação em qualquer posição. Possui vida útil longa. Manutenção simples, sem a necessidade de retirada da válvula da linha. Basta retirar os quatro parafusos superiores do corpo e remover o castelo.
Principais desvantagens: A válvula não deve ser instalada muito próxima a outras válvulas, acessórios ou conexões pois sua performance poderá ser afetada. Depois de determinado tempo de operação podem apresentar vazamentos decorrentes do desgaste natural das partes internas.
Identificação das partes de uma válvula de gaveta. Pressão e temperatura de trabalho limitada ao elastômero do diafragma.
Fonte: Materiais para tubulações- Departamento de hidráulica Faculdade de tecnologia de São Paulo
5