Resumo Alargado 16Jul. 2014 | Page 8

Pois é … O que é bom, acaba depressa e o Campeonato do Mundo 2014 no Brasil chega Hoje ao fim, apos um mês de pura emoção, festa, e algum desespero e ansiedade à mistura.

Recordo que, alguns dias antes do início da prova desportiva mais mediática e valiosa no Mundo, as expectativas eram bastantes, a ansiedade era enorme tal como a curiosidade dos mais “ viciados “ no Desporto Rei e no seu espetáculo, no mais puro estado da sua essência.

Todos queríamos, ver a bola rolar.

Pois bem…Hoje vos encontro novamente e como todas as semanas, mas hoje, vos encontro, para vos poder expressar todos os sentimentos e emoções que detive ao longo deste Mundial no pais do Futebol, tudo aquilo que me fez muitas vezes sorrir e gargalhar, como também todas as coisas e situações que me fizeram parar e refletir, outras vezes, “gritar e não perceber”.

Em primeiro lugar, não consegui ainda entender, o porque, de muitas criticas, sobretudo em França, em relação à banal Cerimonia de Abertura do Mundial, que na minha opinião, bastante colorida, animada, ambientada, na minha opinião, uma das mais bonitas se não, a mais “ sinonimo “ daquilo que são os “objetivos” primeiros de uma Competição Mundial de Futebol, a partilha e a paixão pelo Desporto e pela representação de cada um e seus Países.

Há-que louvar, acima e apesar de tudo, toda a Organização, e voluntários que dela fizeram parte, desta prova, pelo trabalho desenvolvido e pelos objetivos assegurados e repito, apesar de tudo. Apesar de tudo pois se bem me vem à cabeça, muitas foram as desconfianças e discordâncias em relação a muitas situações desde a construção dos Estádios, ao total investimento “único” diga-se de passagem, que o Governo Brasileiro reproduziu para nos dar a nos, e ao seu Povo, o Mundial de Futebol mais apaixonante desde que me lembro de ver um jogo da bola. Verdade e compreensão será também afirmar que, é injusto para quem vive num dos países com mais pobreza no mundo, ver o seu Governo investir cerca de 500 Milhões de Euros no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, fazendo e tornando assim, o Estádio da Capital, no mais caro de toda a Historia do Futebol Mundial. Temeram-se então, os motins e os tumultos.

Mas como o Futebol é Rei e foi ” no seu Pais “ que este ano nos proporcionou a mim, a nos, e todos os amantes do Futebol Mundial o seu maior espetáculo e razão, Felicito muito sinceramente, aquele Povo, aquelas pessoas nas quais o Futebol reside como um Amor, uma Religião, uma Força, um Espirito e o Povo Brasileiro estará sempre, certamente, de Parabéns pelo seu acolhimento, pela sua disponibilidade, pela sua felicidade e vontade de ser Feliz.

Outro ponto-chave neste Campeonato do Mundo, foi certamente, o nível exibido dentro das 4 linhas. Nível esse, nem sempre exibido por quem mais se espera, e é ai, que o verdadeiro Futebol, a sincera Competição, entram na Historia pois não foram apenas derrotas e vitórias de jogadores e equipas, mas a força de Países e Culturas que fizeram a diferença nesta prova, este ano.

Quem sonharia que a Costa-Rica, Seleção Unida, coletivo aguerrido físico-psicologicamente, de um querer incrível, representando um pais com cerca de 4 Milhões de Habitantes, chegaria tao longe e sendo de seguida na minha opinião “os verdadeiros vencedores da prova” , pois se superaram desportivamente, competitivamente , conseguindo superar até os adversários e as próprias ideias de pessoas do mundo desportivo… Passando em 1° Lugar, num grupo onde todos imaginavam o 4° e ultimo posto para estas cores.

CMD 2014 BRASIL:

FESTA AMBIENTE EMOCAO FUTEBOL E ALARIDOS...