RelatórioFinal_PSSA | Page 118

117
// « No primeiro mês a Instituição ( referem o nome ), garantiu a alimentação e habitação gratuita e aulas de língua portuguesa .» ( E1 )
// « Disponibilizámos casa com internet e todas as condições necessárias a uma vida digna .» ( E2 )
// « Com o apoio de colegas , chefias , Igreja e comunidade e aulas de língua portuguesa (…). Durante o primeiro mês assegurámos casa , comida , água , eletricidade . Agora já são autónomos , mas continuam a viver numa casa ( as duas mulheres partilham uma casa e os dois homens partilham outra ).» ( E3 )
// « Para se integrar na comunidade cedemos-lhe uma habitação de função no centro de ( indicam a localidade ) em que todas as despesas são por nossa conta ( água e eletricidade ).» ( E5 )
Ao nível da capacitação dos / das ex-beneficiários / as , o impacte nas suas vidas foi igualmente positivo , na medida em que as entidades empregadoras investiram já na formação de alguns / algumas e é expectável que o façam relativamente a outros / as :
// « Houve uma formação inicial ao nível da higiene e segurança no trabalho .». ( E2 )
// « Tiveram formação , sobretudo eles , porque não estavam habituados a este tipo de trabalho (…). E farão ainda mais formação , enquanto estiverem connosco .» ( E3 )
Os contratos celebrados pelas entidades empregadoras têm duração variada . Duas das entidades empregadoras celebraram , com os três trabalhadores / as recrutados / as , contratos a tempo indeterminado e as outras celebraram contratos a termo certo de um ano , mas com possibilidade de renovação e , eventualmente , de passagem a tempo indeterminado . Assim , pode constatar-se que os / as beneficiários / as têm , por esta via , uma elevada probabilidade de conseguirem uma vida estável em termos de emprego .
// « Os contratos celebrados são por tempo indeterminado .» ( E1 ) // « Contrato de trabalho a termo .» ( E2 )
// « Contrato a Termo Certo de um ano , mas com possibilidade de renovação por um ano ou por tempo indeterminado .» ( E3 )
// « Contrato sem termo .» ( E4 ) // « Contrato a Termo Certo de um ano .» ( E5 ) // « Contrato de trabalho anual de acordo com a lei em vigor .» ( E6 )
No que concerne ao tempo de permanência na entidade empregadora , não há uniformidade nos casos observados , variando dos três meses ( à data de 15 de outubro ) até um ano . Saliente-se que o desempenho profissional e o comportamento dos / as primeiros / as trabalhadores / as recrutados / as , resultou no recrutamento de outros / as , pertencentes ao mesmo grupo apoiado pela Cáritas de Beja , o que reflete a avaliação positiva das entidades empregadoras , e explica a dispersão temporal dos contratos . Dizem-nos as entidades empregadoras :
Cofinanciado por :