Reflexões sobre Educação Volume 1 | Page 88

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo
Depoimentos de vivências e experiências em docência compartilhada
Muito mais do que“ dar voz”, os relatos / depoimentos de quem participou desta proposta de inserção dos acadêmicos nas Escolas da Terra permitem“ escutar o outro”; significa que os diversos sujeitos possam expressar as suas necessidades e demandas de forma equitativa.
Porém, não basta que se expressem modos de ser, é preciso que estes sejam rediscutidos para a concretização das deliberações e reconhecido que assumir o protagonismo de autor a partir da sala de aula pode e é o papel político daquele que tem na educação sua razão de ser profissional.
Aquele que escreve sobre a sua aula, mas ao escrever não fala sobre um processo específico, escreve sobre todas as aulas. Os adjetivos com que qualificam o dia-a-dia da sala de aula cumprem um papel de mostrar a condição dos sujeitos / aprendentes, enquanto portadores de conhecimento / informação.
Os recortes não comprometem a leitura, porque ao fim e ao cabo se percebe que há um compromisso e uma escolha cuidadosa em cada autor ao expor aquilo que aconteceu e como percebeu a vivencia da sala de aula.
Depoimento 1
A experiência de poder dividir a turma com a minha colega foi ótima. Assim pudemos dar mais atenção a( s) demanda( s) de cada participante, mais tempo para conversar com cada uma e conhecê-las melhor.( Alunx X – Primeiro dia do encontro na disciplina)