Reflexões no Livro de Rute | Page 35

Rute - Introdução menos obreiros desnecessários .
Obediência no Trabalho Já que havia um supervisor que dava as ordens , os demais funcionários tinham de obedecer . Sem obediência no campo , o trabalho não renderia . Mesmo a ordem para deixar punhados de cereal cair de propósito foi prontamente executada .
Objetivo do Trabalho O alvo era colher os frutos de um ano de trabalho . A sega , sendo uma época de alegria e cooperação , significa recompensa para tanto labor . Todo mundo , trabalhando em harmonia , sabia que o trabalho tinha de ser realizado antes da chegada do frio e chuva .
Capítulo Três - Tratado Depois da safra em Belém , iniciou-se o trabalho de padejar o cereal , trabalho esse que o próprio dono , Boaz , fez . Noemi , sabendo dos sentimentos de amor entre Rute e Boaz , tomou medidas visando pelo menos o tratado entre os dois quanto ao casamento .
Preparativo para o Tratado Noemi instrui a viúva mais jovem , Rute , a respeito desse procedimento . Sabendo do paradeiro do fazendeiro belemita Noemi calculava que o melhor lugar para o encontro seria na eira . Preparativos eram necessários simplesmente porque o negócio de propor casamento exigia dignidade e respeitabilidade . Assim , Rute , conformando-se com os costumes de Israel , preparou-se para o encontro com Boaz na eira .
Palavras do Tratado Depois de despertar do sono , Boaz se assustou , sabendo que havia uma pessoa aos seus pés . Logo perguntou : “ Quem es tu ”? Ao se identificar , Rute imediatamente fez seu pedido : “ estende , pois , tua aba sobre a tua serva , porque tu és o remidor ” ( 3:9 ). Não havendo nada de frivolidade , irreverência nem tampouco imoralidade , essas palavras manifestaram Rute
33