Rute - Introdução deram nos dias do quinto juiz : Gideão .
Capítulo Um - Tragédia O autor descreve uma sucessão de tragédias que sobrevieram a uma família belemita mais ou menos no século treze antes de Cristo . Essas tragédias são :
• A Tragédia da Fome em Belém
• A Tragédia do Desvio para Moabe
• A Tragédia da Morte de Elimeleque
• A Tragédia do Casamento dos Filhos
• A Tragédia da Morte dos Filhos
• A Tragédia da Nora que desistiu
Esses acontecimentos catastróficos , fruto de desobediência e infidelidade da parte dos envolvidos , destruíram essa família , deixando apenas uma pessoa das quatro originais . É extremamente interessante ler como essa sobrevivente , Noemi , lidando admiravelmente com esses desastres , levantou-se com a intenção de voltar para Belém , trazendo consigo , por fim , uma nora , Rute .
Capítulo Dois - Trabalho As duas viúvas , chegando a Belém no princípio da colheita , se acomodaram na vida da aldeia . Rute , a mais nova e , provavelmente , a mais ativa , decidiu buscar emprego visando o sustento de ambas . Encontrou serviço no campo de Boaz como uma respigadeira . Nota-se que nesse campo havia :
Obreiros no Trabalho Havia uma variedade de trabalhadores , cada qual tendo uma função específica a desempenhar . Além do supervisor havia segadores , atadores , carregadores , cozinheiros e respigadeiros .
Ordem no Trabalho Mesmo havendo diversidade de trabalho no campo de Boaz , havia ordem e organização , pois cada trabalhador sabia perfeitamente o que tinha de fazer . Não havia confusão , muito
32