Reflexões no Livro de Rute | Page 36

Rute - Introdução
como uma moça séria , casta , corajosa , humilde e poética : boas e admiráveis características em qualquer moça . A resposta de Boaz deixou transparecer que ele era educado , modesto , honesto , fiel e compassivo - as marcas de um verdadeiro cavalheiro .
Promessa no Tratado Tendo feito o pedido de casamento , Rute foi informada de um obstáculo : a existência de um remidor mais achegado : “ Fulano ” ( 4:1 ). Contudo , Boaz prometeu que se Fulano não fizesse a parte do remidor , ele mesmo o faria : “ se te não quiser redimir , vive o SENHOR , que eu te redimirei ; deita-te aqui até à manhã ” ( 3:13 ). Pela manhã , antes da despedida de Rute , Boaz medindo seis medidas de cevada , as deu para Rute , dizendo : “ Não vás vazia à tua sogra ” ( 3:17 ). Além de ser uma promessa do seu próprio sustento , Noemi , interpretou esse gesto como um negócio quase consumado - faltava somente uma medida .
Paciência no Tratado Noemi , recebendo as seis medidas de cevada , interpretou esse gesto sinal promissora da casamento da nora . Em seguida , orientou a Rute , dizendo : “ Sossega , minha filha , até que saibas como irá o caso , porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio ” ( 3:18 ). Nessa hora precisava-se de paciência .
Capítulo Quatro - Transação Depois da despedida na eira , os dois seguiram os seus caminhos : Rute retornou para a sogra ao passo que Boaz foi a porta da cidade de Belém a fim de tratar do assunto da redenção da propriedade do falecido Elimeleque , bem como do casamento com Rute .
Fidelidade na Transação Como Boaz prometeu a Rute na eira , ele iniciou o procedimento legal na porta da cidade cedo pela manhã . Foi fiel à sua promessa . Mesmo sendo homem de tantas responsabilidades e compromissos , tirou tempo para honrar a sua palavra dada a Rute . Evidentemente , ele tendo interesse na moça , queria
34