MEMÓRIA
A memória envolve muitas partes do cérebro e , se a ruptura de um aneurisma cerebral ou o tratamento danificar qualquer uma dessas áreas , sua memória será afetada .
Em geral , sobreviventes de aneurismas rotos não se lembram do evento , nem da maior parte do que aconteceu no hospital e nunca se lembrarão . Isso pode ser desconcertante , mas é normal .
Muitos sobreviventes recuperam sua capacidade de lembrar à medida que sua cura continua , enquanto alguns continuam a ter dificuldade com a memória de trabalho ou de curto prazo por anos . Sobreviventes podem se lembrar de eventos de dez anos atrás , mas não se lembrarem de quem ligou ontem ou onde colocaram suas chaves .
Absorver , armazenar e recordar informações são alguns dos desafios enfrentados pelos sobreviventes depois de uma ruptura ou do tratamento de um aneurisma cerebral . Em geral , aprender algo novo pode ser difícil . Alguns têm dificuldade com algo chamado memória prospectiva , que é a capacidade de se lembrar de eventos futuros . Veja aqui várias estratégias para lidar com essas questões .
Para ajudar a absorver informações :
• Relacione — associe novas informações à informações antigas .
• Simplifique — evite sobrecarga sensorial e de linguagem . Encurte as frases para facilitar a compreensão ; divida grandes informações para focar melhor .
• Use aplicativos que ajudem a memória ou registre novas informações no seu smartphone . Faça anotações ou memorandos para ajudar a exercitar sua memória .
Para ajudar a armazenar informações :
• Repita e ensaie — imediatamente depois que alguém disser algo ou você aprender algo novo , repita esse algo para si mesmo . Em seguida , espere alguns minutos e repita para ver se consegue se lembrar .
13