Portuguese Lighting Magazine Issue 22 | Page 30

ARTIGO EM DESTAQUE / FEATURED ARTICLE

.30 | NOV.

Design funcional ou Design estético?

Functional design or Aesthetic design?

Quando vemos um produto na montra de uma loja nem imaginamos a quantidade de processos pelo qual passou até alcançar aquele resultado, mas a verdade é que um produto começa inclusive na mente do seu criador, o designer. Existe até uma expressão muito conhecida que diz “a criatividade não tem limites”.

Mas agora questiono, será mesmo que a criatividade não tem limites quando o seu objectivo final é ser útil e funcional para o consumidor? E se o objectivo for apenas ser uma peça de arte? Este assunto é bastante complexo e deve ser analisado a partir de vários pontos de vista.

Vamos começar por perceber o que é um DESIGN FUNCIONAL.

Tal como o próprio nome indica, o ser funcional é quando o foco está na função do produto, na sua utilidade prática e conforto para o consumidor. Mesmo quando falamos em decoração de interiores, a tendência leva-nos para ambientes mais simples, organizados e práticos sem que a estética se sobrepõe à funcionalidade. Como quando compramos uma televisão ou um carro, por exemplo, compramos pela função em si, por aquilo que pretendemos que seja o seu desempenho e conforme as nossas necessidades.

No entanto, ao priorizar o design funcional surgem duas questões. No mercado existe o factor concorrência que nos oferece objectos mais ou menos equivalentes, neste caso como diferenciamos o produto só pela sua função? Ah, está agora a pensar, podemos distinguir os produtos por aqueles que funcionam melhor e aqueles que funcionam pior. Contudo, é aqui que se levanta a segunda questão, se um objecto não funciona bem comparado com outros, como poderemos dizer que o seu design é funcional? Deixa de ser funcional só porque não cumpre a função com o propósito que o seu designer a idealizou? O ser funcional é relativo e depende muito da utilização que cada um de nós dá ao objecto. Um banco, por exemplo, foi desenhado para nos sentarmos, mas também pode ser usado como mesa de apoio, como descanso para os pés ou mesmo uma escada.

atec Original Design