Portuguese Lighting Magazine Issue 21 | Page 53

ARTIGO DE ILUMINACAO / LIGHTING ARTICLE

.JUN. | 53

LUZ QUENTE

A luz quente, com menor quantidade de graus Kelvin, entre 2000K e 3500K, emite um tom mais amarelo e é mais utilizada em ambientes casuais e acolhedores, como a sala de estar, de lazer e quartos. A intenção é proporcionar conforto, relaxamento, aconchego e paz, às vezes até para deixar a decoração mais sofisticada e, dependendo da intensidade, pode até causar sonolência.

É importante salientar que a temperatura da cor não possui nenhuma influência no consumo de energia da lâmpada, esta não utiliza mais ou menos energia em função da sua tonalidade, mas sim de acordo com a sua potência. Quanto maior a potência, maior será o seu consumo energético.

A LUZ CERTA NA DECORAÇÃO DE AMBIENTES

Já parou para pensar no porquê da diferença de luz nos muitos espaços comerciais e de lazer que frequentamos? Não é por acaso …

Uma loja tecnológica irá ter uma luz branca, pois a intenção é deixar o cliente agitado e motivado para comprar.

Vamos a um bar e encontramos uma luz amarela ou velas em tons super quentes. Isto acontece porque o objectivo é deixar as pessoas relaxadas ao ponto de ficarem no local mais tempo.

Contudo, podem ser criados jogos de luzes ou utilizar ambas as iluminações para minimizar defeitos ou realçar pontos importantes na decoração.

A LUZ NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

E na iluminação pública será que é diferente? Não, mesmo no exterior a gestão da luz deve ser considerada com inteligência.

Ao caminharmos pelas ruas a luz deve fazer despertar a atenção dos pedestres e dos automobilistas, por isso, o ideal é utilizar lâmpadas que tenham uma temperatura de cor fria já que elas estão relacionadas à emissão de luz branca e despertam o estado de alerta. Nesse caso, lâmpadas com 5000K são mais utilizadas no mercado de iluminação pública, iluminação externa, iluminação comercial e industrial.

Por sua vez, as cores quentes amarelas tornam os ambientes mais relaxantes. Logo, podem ter destaque em projetos de parques e outras áreas de lazer. No entanto, para ruas e estradas, é um erro preferir as lâmpadas amareladas em vez das brancas.

Esperamos que este artigo e todas estas informações lhe sejam úteis. Bons projectos!