Portuguese Lighting Magazine Issue 21 | Page 52

ARTIGO DE ILUMINACAO / LIGHTING ARTICLE

.52 | JUN.

A temperatura da cor da luz influencia o seu comportamento

É muito comum durante a elaboração de um projecto de iluminação surgir a dúvida do tipo de lâmpada a utilizar para determinados espaços.

Escolher a iluminação certa nem sempre é uma tarefa fácil, pois a temperatura da cor da luz irá influenciar, não só a decoração, mas também o conforto e a sensação que se experiencia em cada divisão.

Uma vez que a luz pode variar de cor é possível ter tipos de iluminação diferentes em cada espaço, conforme a actividade que realizarmos, e, assim, criarmos atmosferas mais quentes, mais frias ou simplesmente naturais. Podemos, assim, dizer que a temperatura da cor da luz é a sensação que o olho humano percepciona na presença da luz, sendo quente se predominar o âmbar ou frio se predominar o azul.

Para compreender melhor este conceito podemos pensar como a cor de um metal reage à medida que fica mais quente. Quando começa a aquecer, torna-se vermelho, depois laranja, amarelo, depois branco, azul e até preto.

A diferença entre a luz quente, fria e neutra está na temperatura da cor, referida pela quantidade de graus, a qual é medida na escala Kelvin. Quando compramos material eléctrico devemos ter em mente que os tons quentes têm menos Kelvin e os tons frios têm mais.

A luz fria é aquela mais branca ou azulada, possui cor com maior temperatura; a quente é mais amarelada, possui cor com menor temperatura, e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Mas vamos lá explicar com mais detalhe cada uma destas opções.

LUZ FRIA

A luz fria é aquela com maior quantidade de graus Kelvin, entre os 6.000K e os 6.500K, proporcionando uma iluminação branca e quase azulada. Ela é muito utilizada para locais que necessitam de atenção e foco, como escritórios, cozinhas e casas-de-banho, também são usadas para destacar pontos da decoração e passar um ar bem mais moderno e até mesmo tecnológico.

LUZ NEUTRA

A luz neutra fica no meio-termo, não tão branca e nem tão amarela, mais semelhante à luz natural do dia, e tem em média entre 3.000K e 5.000K. Uma luz aconchegante que não altera a percepção das cores e uma excelente solução para áreas de maquilhagem, sala de pintura ou um armário onde a roupa é guardada.