Pontivírgula - Edição Março 2018 Pontivírgula - Edição de Março 2018 | Page 20

A azul e branco, um pouco acima do canto inferior direito da primeira página do folheto informativo do evento, surge a frase “abraçar o(s) valor(es) do conhecimento”. É este o lema de um dia que põe uma faculdade inteira a pensar no futuro. Um dia em que o futuro assiste da plateia ao passado e o presente ganha ainda mais importância.

O “MyCareer” decorreu a 13 de março na Faculdade de Ciências Humanas e levou a público doze conferências onde, para além de ouvir testemunhos de profissionais de diversas áreas e campos do conhecimento propagados na faculdade, os alunos puderam ainda trocar experiências e partilhar opiniões com os oradores.

Nelson Ribeiro, diretor da FCH, Paulo Campos Pinto e Teresa Lloyd Braga foram os responsáveis pela cerimónia de abertura do evento, no Auditório Cardeal Medeiros. Contudo, coube a Vítor Bento, Presidente do Conselho de Administração da SIBS, dar voz à Conferência Inaugural, intitulada “Criar Valor com Valores”. No final dos aplausos entusiasmados dirigidos ao gestor, seguiu-se uma pausa para café, para retomar forças, antes da outra conferência da manhã, que ficou a cargo de Ana Margarida Ximenes e Andreia Balacó.

E, sendo a FCH uma faculdade plural em áreas do saber, os alunos dos diferentes cursos puderam assistir a palestras direcionadas para a sua licenciatura. No horário da tarde, Alexandra Nogueira, antiga aluna de Psicologia da FCH, discursou para uma sala com muito poucos lugares vagos. No que toca aos alunos de LEA, as línguas são o mais importante, daí que seja fundamental estar a par da atualidade do mundo da tradução. Marcos Neves, diretor da Eurologos, foi o orador da conferência “Armadilhas e oportunidades de trabalho em tradução”. Ao mesmo tempo, decorreu noutra sala a conferência protagonizada por João de Almeida Pedro e Andreia Carvalho, que fazem parte, respetivamente, da Fundação Calouste Gulbenkian e da organização Leigos para o Desenvolvimento, dirigida aos alunos de Serviço Social.

Para André Rodrigues, aluno do 1º ano da FCH, eventos como este, organizados pelo faculdade, “além de nos enriquecerem, dão-nos diferentes perspetivas relativamente ao que se aprende nas aulas, alargando o nosso conhecimento”. Aluno de Comunicação Social e Cultural, André não demonstrou qualquer hesitação em escolher a sua conferência preferida: “a das fake news”. Nesta sessão, que ficou a cargo do sub-diretor de informação da RTP, Alexandre Brito, debateram-se questões clamorosas da atualidade dos meios de comunicação.

A licenciatura em Comunicação Social e Cultural, ao ser a que mais alunos acolhe, teve direito a um maior número de sessões neste dia. Gonçalo Reis, presidente da RTP foi também um dos convidados a partilhar a sua experiência e opinião. Caminhando sobre o palco enquanto discursava sob o tema “O Futuro dos Media”, o dirigente do canal televisivo estatal falou sobre a aposta da RTP na cultura e nas artes, bem como no papel que o “digital” tem vindo assumir e continuará a ter no futuro da estação. “O digital está a alterar todo o setor dos meios de comunicação

FCH

............................................................

20

MyCareer: o dia em que pensamos no futuro

Carolina Gaspar