Pontivírgula - Edição Março 2018 Pontivírgula - Edição de Março 2018 | Page 12

O Facebook sabia que estavam a usar os dados dos utilizadores? O Facebook tinha conhecimento da utilização dos dados dos utilizadores pelo Cambridge Analytica desde 2015. No entanto, nenhum dos responsáveis pela rede social avisou os utilizadores, defendendo que a informação que a empresa recolheu foi obtida com o consentimento dos utilizadores. O Facebook suspendeu toda a atividade na plataforma da Cambridge Analytica.

Depois do silêncio, do anúncio de uma auditoria para “compreender melhor os factos”, chegou a reação do fundador da rede social que publicou um post na rede social sobre o assunto e deu entrevistas a vários órgãos de comunicação social.

Mark Zuckerberg pediu desculpas e ainda aproveitou para anunciar as seis medidas que criou para evitar mais casos semelhantes ao da Cambridge Analytica: investigar aplicações “suspeitas”, informar

as pessoas sobre utilizações abusivas de dados, desligar o acesso a aplicações que não são utilizadas, restringir a informação conseguida por login, encorajar os utilizadores a gerirem as aplicações que utilizam e recompensar quem encontre vulnerabilidades no sistema.

Para os que não querem adotar a medida mais drástica que seria eliminar a conta na plataforma, existem várias formas de proteção: eliminar o acesso de apps à conta de Facebook, impedir publicidade direcionada, desativar a opção de localização, não ter o login sempre feito na plataforma e mudar as definições de privacidade da conta.

ATUALIDADE

............................................................

12

© Sky News

«Mark Zuckerberg pediu desculpas e ainda aproveitou para anunciar as seis medidas que criou para evitar mais casos»