FCH
...........................................................
FCH presente em mais uma edição da Futurália
13
Diogo Pires
“Não há dois futuros iguais. Escolhe o teu.” Foi com este mote que a Feira Internacional de Lisboa (FIL) acolheu, entre 14 e 17 de Março, milhares de estudantes do 9º ao 12º ano, em busca do seu caminho, tanto pessoal como profissional. A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), como é hábito, marcou presença na edição de 2018, ao lado das restantes faculdades da Universidade Católica Portuguesa (UCP), contando com a ajuda de alguns dos seus alunos para auxiliar os muitos jovens que manifestaram o seu interesse nas diversas licenciaturas e mestrados da FCH.
A Faculdade de Ciências Humanas foi uma banca muito frequentada e os alunos que se voluntariaram para cada dia não tiveram mãos a medir para responder a todas as questões que lhe eram colocadas, falar sobre os vários cursos e programas académicos e incentivar/angariar inscrições para o Open Day da FCH, a realizar no dia 2 de Maio no campus da Universidade Católica.
Na tarde de Sábado, último dia de feira, a FCH recebeu na sua banca um convidado de luxo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a Futurália e aproveitou para parar, durante uns breves momentos, no stand da UCP, levando com ele uma enorme multidão de jovens que pretendiam selfies, que o Presidente aceitava sempre com sorrisos, assim como os meios de comunicação social presentes no local.
A Futurália tem revelado ser uma iniciativa de sucesso nos últimos anos, sendo visitada por um número considerável de pessoas: no ano passado, foram mais de 79.000. Mas não só de alunos do ensino secundário e instituições de ensino superior vive esta feira. Apesar de o foco ser muito esse, também se encontram presentes centenas de entidades e empresas das mais diversas áreas, Organizações Não Governamentais (ONG’S), instituições de solidariedade, vários palcos com música, palestras, workshops e debates, bem como uma zona de restauração, entre outras áreas de interesse.
Os jovens, acompanhados pelos seus familiares, professores ou até psicólogos, podem aproveitar a visita para descobrir a sua verdadeira vocação e o que gostariam de fazer ao longo da sua vida. Desta forma, podem visitar várias universidades de acordo com o seu interesse e conversar, de forma fluída e informal, com responsáveis de cada instituição e com actuais alunos, que conseguem mais facilmente tirar as dúvidas dos mais novos, pois passaram recentemente por aquela fase.
«A Faculdade de Ciências Humanas, como é hábito, marcou presença na edição de 2018, ao lado das restantes faculdades da Universidade Católica Portuguesa»