Pontivírgula - Edição Maio 2018 Pontivírgula - Edição Maio 2018 | Page 19

...........................................................

O título mais saboroso de João Sousa

19

João Ferreira

João Sousa ganhou, no passado dia 6 de maio, o Millenium Estoril Open, a única prova do ATP World Tour disputada em território português, derrotando na final, o jovem norte americano Frances Tiafoe, por 6-4 e 6-4.

O melhor tenista português da atualidade chegou ao Clube de Ténis do Estoril sem nunca ter ganho uma partida no torneio, e na primeira ronda, frente ao russo Daniil Medvedev, oitavo cabeça de série, quebrou esse registo negativo, vencendo por 7-6 (1) e 7-5.

Na segunda ronda, enfrentou o português Pedro Sousa, num jogo muito disputado, em que o mais cotado dos tenistas nacionais teve de salvar Match Points, acabando por prevalecer por 4-6, 7-6 (1) e 7-5. Depois desta vitória, João Sousa enfrentou Kyle Edmund, outrora seu parceiro de pares, e derrotou o britânico por 6-3, 2-6 e 7-6 (3). Na antecâmara para a final, foi a jovem promessa grega, Stefanos Tsitsipas que desafiou o português, que carimbou o passaporte para a final com os parciais de 6-4, 1-6 e 7-6 (4).

No derradeiro jogo do torneio ATP 250 português, e na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o tenista vimaranense soltou o seu melhor ténis para derrotar Tiafoe por duplo 6-4, escrevendo mais uma página de História no Ténis nacional.

Este é o terceiro título ATP de João Sousa, depois de ter vencido em 2013, em Kuala Lumpur, e 2015, em Valência, ambos em piso rápido indoor, juntando agora o Estoril Open ao seu palmarés, este disputado sobre a terra batida.

João Sousa ocupava o 68º lugar do ranking mundial, e, depois desta vitória, subiu para o 48º posto da hierarquia mundial.

«o tenista vimaranense soltou o seu melhor ténis para derrotar Tiafoe por duplo 6-4»

ATUALIDADE

© Observador