Política que faz favor, nega direitos! 1 | 页面 8

Quando assim agem, provocam males diversos à sociedade. Prejudicam a administração pública, pois há a possibilidade de preencherem cargos com pessoas despreparadas, sem qualificação ou capacidade alguma para desempenhar funções importantes no serviço público. Prejudicam a população, com serviços públicos mal prestados por essas mesmas pessoas, que ali estão apenas por interesse político. Prejudicam cidadãos que estudam e se preparam para prestar concursos públicos e são deixados de lado em razão do benefício dado diretamente aos apadrinhados políticos.
O que EU GANHO quando o clientelismo é combatido?
Se todos passarem a impedir os políticos de fazer“ favores” pessoais, aqueles políticos acostumados a essa prática, para serem eleitos terão que aprender a trabalhar pela população como um todo. Assim, ao invés de conseguir vaga para uma pessoa, será necessário trabalhar para verificar os problemas no sistema de saúde, educação, etc. e encontrar soluções para eles, de forma a atender a todas as pessoas e, consequentemente, melhorar a qualidade desses serviços, beneficiando a todos.
Que TIPO DE FAVOR pode caracterizar o clientelismo?
O clientelismo pode ocorrer em diversas áreas de serviços públicos, mas são muito frequentes na saúde, na educação e no acesso a cargos públicos, conforme explicado acima.
Na saúde, onde esta prática é muito comum, o clientelismo está presente em qualquer favor que signifique“ furar a fila” para atender mais rapidamente pessoas que teriam que esperar um pouco mais pelo serviço, ou para atender pessoas que não têm direito àquele serviço. Pode ser arrumar vagas em hospitais, conseguir um determinado procedimento médico, um determinado medicamento, sem que tenha havido uma análise do caso pelos profissionais da área, que são competentes para isso.