estabelecer as prioridades e preferências, normalmente considerando os casos mais graves e urgentes.
Ocorre que, quando alguém se vale do“ favor” de um político para“ furar a fila” e atender seu direito individual, outra pessoa que precisa mais, ou que tem mais direito, poderá ser seriamente prejudicada. E isto é muito grave porque prejudica não só uma pessoa, mas TODO O SISTEMA de funcionamento do serviço público.
Como a prática do clientelismo pode ME PREJUDICAR?
Quando a prática de favores torna-se regra no serviço público, a necessidade, o DIREITO e o merecimento das pessoas ficam em segundo plano. Por isso, quem foi beneficiado hoje, pode ser prejudicado amanhã.
Imagine que o político atendeu ao seu pedido e conseguiu uma vaga para você no hospital. Por conta dessa atitude, uma pessoa que tinha mais urgência dessa vaga foi prejudicada. Acontece que em outra oportunidade, você estudou muito para passar em um concurso público. Você tinha condições de passar e assumir o cargo. Mas, alguém que não estudou, não se preparou, conhecia um político que entregou a ele as respostas da prova do concurso... Entendeu? O clientelismo às vezes ajuda alguns, mas SEMPRE PREJUDICA TODOS, inclusive você!
O clientelismo também ocorre nos CARGOS PÚBLICOS?
Sim, infelizmente, e é muito comum. Alguns políticos têm o péssimo hábito de prometer empregos aos eleitores durante o período de campanha eleitoral. Eles se aproveitam de momentos de dificuldades pelos quais as pessoas passam, principalmente o desemprego, e prometem cargos públicos em troca de apoio nas eleições. Quando eleitos, nomeiam essas pessoas para cargos em comissão ou fazem concursos públicos com“ cartas marcadas”, nos quais essas pessoas são aprovadas e nomeadas para cargos diversos.