Patrimônio Cultural de Curitiba 2 | Page 9

A construção histórica sobre a cultura afro-brasileira sempre foi, de modo geral, vinculada à época da escravidão, enquanto as outras representações ficam esquecidas ou ignoradas. Pode-se, por exemplo, falar sobre o grande número de comunidades quilombolas na região metropolitana de Curitiba que foram descobertas no século XXI. Essa descoberta tão recente se deu justamente por serem tão isoladas. Quilombos surgem, no geral, diretamente em razão da escravidão, ou seja, são consequência de todo um legado de marginalização, discriminação e racismo. Atualmente boa parte dessas comunidades foi engolida pela expansão das cidades.

Sem deixar de lado a importância social dos estudos acerca do período da escravidão, a equipe tenta mostrar, ao escrever sobre outras formas de atuação na formação identitária de Curitiba, jeitos diferentes de sentir essa relevância da presença negra na cidade. E não se pode deixar de destacar que essa força cultural negra na identidade curitibana não é exclusiva da capital: ela foi importante também na formação da identidade do próprio estado do Paraná.

Um exemplo de atuação direta foi a criação da Sociedade Operária Beneficente Trez de Maio. As reuniões começaram por volta do dia 3 de maio de 1888, poucos dias antes da Lei Áurea. Fre-quentadas por trabalhadores afrodescendentes livres e ex-escravos, essas reuniões logo tornaram-se uma instituição, que passou a ter como principal finalidade atender associados que eventualmente pudessem estar em situação de necessidade e, dessa forma, fortalecer a presença negra em Curitiba. Estamos falando aqui de um contexto em que as condições e relações de trabalho eram extremamente precárias - principalmente para a população negra – e os fundadores da sociedade beneficente sabiam disso.

Os fundadores, como Vicente Moreira de Freitas e João Batista Gomes de Sá, eram membros de irmandades que se reuniam na Igreja do Rosário. É também na Igreja de Nossa Senhora Rosário de São Benedito que ocorre a festa do rosário, durante a celebração da consciência negra. A festa do Rosário, inspirada na lavação das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim em Salvador, conta com a lavação das escadas da Igreja, que acontece anualmente desde 2009.

Essas são apenas algumas das diversas manifestações da cultura afro-brasileira presentes na cidade de Curitiba, e ainda há muitas outras. Procure à sua volta, e com certeza você logo achará mais alguma, e se essa revista fez seu trabalho dará mais valor a esses exemplos da cultura afro-brasileira.

Muito além de Escravizados

6