As Arcadas do Pelourinho em Curitiba
O Pelourinho, que era uma espécie de poste de madeira ou de mármore com argolas de ferro, servia para sinalizar o poder do governo português em suas colônias. Um deles foi erguido em Curitiba no dia 04 de novembro de 1668, onde hoje está localizada a Praça José Borges de Macedo. O responsável era Gabriel de Lara, então capitão mor e procurador do marquês de Cascais, senhor das Terras da Capitania de Paranaguá.
Chamado de Pelourinho da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, marcava a fundação de uma vila, e era o espaço onde escravos e pessoas que desafiassem o regime escravagista eram torturados e castigados. O Linha
Preta, centro de estudos negros em Curitiba, considera o Pelourinho como uma forma de representatividade de resistência ao regime e às condições do negro na época. Em 1822, com a independência do Brasil, o poste de madeira, símbolo do domínio português, foi derrubado pelo povo. Alguns anos mais tarde, seria instalada no local uma placa indicando a emancipação política.
As Arcadas do Pelourinho foram construídas em 1994, pelo então prefeito Rafael Greca, para dar visibilidade ao local que marcou a história da cidade e a emancipação política do Brasil em relação a Portugal.
http://www.curitiba-parana.net/patrimonio/pelourinho.htm acesso: 18/11
Placa restaurada foto de 18/11/2018
7