OAB PRESENTE OAB_0004-18 REVISTA OAB PRESENTE Digital | Page 57

57
OAB / SC PRESENTE EM PROL DA SOCIEDADE

OAB / SC ACOMPANHA FATOS QUE RESULTARAM NA MORTE DE CANCELLIER

Já os fatos que resultaram no suicídio do reitor Luiz Carlos Cancellier, após ter sido preso na operação, em setembro de 2017, levaram a OAB / SC a questionar a adoção excessiva de conduções coercitivas e a utilização do expediente de prisão provisória sem que ao menos tenha sido colhido o testemunho do investigado.“ O episódio representou clara ameaça ao direito constitucional do contraditório e da ampla defesa, com uma prisão provisória de exploração midiática, que resultou em tragédia imensurável e irreparável”, considera o presidente da Seccional.“ As manifestações e posicionamentos da OAB são de fundamental importância, pois a UFSC é de todos nós, e a OAB representa a sociedade brasileira nesse episódio, é a voz do cidadão”, avalia o Diretor do Centro Ciências Jurídicas, professor José Isac Pilati.
A OAB / SC manifestou seu profundo pesar pela morte do reitor e sua preocupação com a ameaça que o ocorrido representou ao ambiente democrático, em nota distribuída a toda a imprensa. Em 2018 o Conselho Estadual da OAB / SC decidiu acompanhar as investigações sobre as circunstâncias que levaram à morte do reitor, em especial a possibilidade de ter havido abuso de autoridade ou atos ilegais. Brincas também anunciou apoio da instituição para sete professores da UFSC que até agosto de 2018 continuavam afastados de suas funções na universidade por decisão judicial concedida de forma provisória, mas que se estendia por tempo indeterminado.

HOMENAGEM

Com apoio da Seccional catarinense, durante a Conferência Nacional da Advocacia, em 2017, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas( Abracrim) organizou uma homenagem póstuma ao reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier. O reitor foi representado na homenagem pelo amigo pessoal e desembargador Lédio Rosa de Andrade, e pelo irmão, Acioli Cancellier de Olivo.
www. oab-sc. org. br