O voo da Gaivota 1 | Page 9

9
2. O grito da gaivota
Dei vários gritos, muitos gritos, autênticos gritos. Não por ter fome ou sede, medo ou dores, mas porque queria começar a " falar ", porque queria ouvir a minha voz e os sons não chegavam até mim.
Eu vibrava. Sabia que estava aos gritos, mas os gritos nada significavam para a minha mãe ou para o meu pai. Segundo eles, eram gritos agudos de ave marinha, como os de uma gaivota planando sobre o oceano. Então, apelidaram-me de gaivota.
E a gaivota gritava acima de um oceano de ruídos que não ouvia, e eles não compreendiam o grito da gaivota.
A mãe disse: " Eras um lindo bebê, nasceste sem dificuldades, pesavas três quilos e meio, choravas quando tinhas fome, rias, palravas como os outros bebês, e brincavas. Não nos apercebemos logo do que se passava. Achámos que eras sossegadinha porque dormias profundamente num quarto ao lado da sala onde a música tocava ensurdecedoramente nas noites em que havia festas com os nossos amigos. E tínhamos muito orgulho no nosso bebê tão tranquilo. Achámos que era " normal " porque viravas a cabeça quando batia uma porta. Não sabíamos que o que tu sentias era o vibrar do chão, em cima do qual tu brincavas, e também a deslocação do ar. Do mesmo modo que dançavas, no teu parque, balançando-te e agitando as pernas e os braços de cada vez que o teu pai punha um disco a tocar.
Estou na idade em que os bebês brincam no chão, de gatas, e começam a querer dizer mamã e papá. Mas eu não digo nada. Registo as vibrações através do soalho. Sinto a vibração da música que acompanho dando os meus gritos de gaivota. Foi o que me contaram.
-Sou uma gaivota perceptiva, tenho um segredo, um mundo só meu.
Os meus pais descendem de uma família de marinheiros. A minha mãe é filha, neta e irmã dos últimos homens que nos veleiros passaram o cabo Horn. Assim, resolveram chamar-me gaivota. Seria eu muette ou mouette?( Nota Do Tradutor: Mouette Significa Gaivota Em Francês). Esta curiosa semelhança fonética faz-me rir atualmente.
Foi o meu tio Fifou, o irmão mais velho do meu pai, quem primeiro aventou a hipótese:
"-A Emmanuelle grita porque não ouve a própria voz." O meu pai disse:
" Foi a primeira pessoa que nos alertou!"