108
Sei duas ou três coisas acerca dele. Trabalha tanto que só raramente nos cruzamos. Um dia apaixonou-se por uma molécula com um nome que não consigo pronunciar( a clorpromazina!).
Graças a ele, a molécula desenvolveu-se e tornou-se o princípio do primeiro tranquilizante do mundo. Desde então multiplicou-se.
O meu avô é um investigador-explorador do mundo vivo.
Há anos que passa de molécula para molécula, trabalhando com drogas novas, destinadas à anestesia, à cardiologia, à psiquiatria, etc. Estudou o comportamento humano, escreveu " toneladas " de livros. Disseram-me que quando era pequeno tinha fechado um gafanhoto numa caixa de sapatos para poder observá-lo. Creio que na altura teria cinco anos! É sobredotado.
Começou a sua carreira como cirurgião da marinha( em casa dos Laborit adora-se o mar!) para em seguida, numa viragem decisiva, se dedicar à pesquisa biológica. Fez tantas coisas importantes! Até no que respeita ao cinema! Alain Resnais realizou o filme O Meu Tio da América baseado no seu livro mais conhecido, A Nova Grade. O meu avô sábio.
Quando eu era pequena, levou-me um dia no seu barco. Meu avô marinheiro, doce recordação de sol e de mar.
Trabalha muito com ratos. É estranho o ambiente em casa do avô Labo...
Eu trato da casa: limpo as mesas de azulejo que servem paraas experiências, varro as caganitas de rato, lavo os tubos de ensaio e arrumo-os no esterilizador. Durante uma ou duas horas por dia, salvo aos domingos, esforço-me por pôr um pouco de ordem na pequena desordem da grande pesquisa do meu avô.
O alquimista da descoberta.
Assim, ganho também algum dinheiro para as férias. Julho preguiça em Paris. O sol de Agosto espera-me em Ibiza.
A praia. O mar. O sol. Gosto tanto do sol! O sol de toda a parte, de todos os países, de Marrocos, de Espanha, da Grécia, de Itália. Um dia, hei-de ver todos os sóis do mundo.
Com água e sol no corpo todo o dia. A inocência, a voluptuosidade das ondas. A festa da luz do dia. A festa da tarde, quando a noite