O Mocho Ano 1 - Número 3 - dezembro 2013 | Page 4

Notícias

Após o conjunto de iniciativas com que celebrámos a Época de Todos os Santos, estamos a dar continuidade ao projecto que já tínhamos desenhado para o desenvolvimento do espírito empreendedor junto das nossas crianças.

Porquê o Empreendedorismo?

Ultimamente o termo empreendedorismo tem sido um apalavra recorrente em todos os meios de comunicação e redes sociais. Aparentemente todos acordámos para o facto de a nossa sociedade parecer estar adormecida e não conseguir de alguma forma fazer face à grave situação em que as nossas contas públicas se encontram e, por via disso, a situação económica e financeira com um a enorme dívida por pagar.

No entanto, do nosso ponto de vista esta passividade é algo mais profundo e que acaba por permear a nossa mentalidade desde os mais pequenos até aos maiores.

É um assunto que temos vindo internamente a discutir, a aparente passividade que as nossas crianças vão apresentando perante os problemas que as envolvem sejam eles de cariz escolar, social ou familiar.

Por vezes chego mesmo a pensar que estas últimas gerações tiveram quase tudo o que poderiam desejar, sem grande dificuldades e que por isso, não sentem qualquer necessidade de lutar por algo que eles desejem profundamente. Habitualmente, quando desejam alguma coisa, tudo acaba por aparecer mais tarde ou mais cedo, principalmente devido aos sentimentos de culpa de muitos pais por não estarem mais tempo com os seus filhos e não os poderem acompanhar mais.

Portanto, a escola poderá ser o lugar onde eles possam entrar em contacto com outras realidades e onde possam aprender outras formas de poderem participar no desiderato global da nossa sociedade. Se eles aprenderem a brincar com empresas, e se perceberem que fazendo coisas as podem transformar em algo que alguém de uma forma ou outra pode querer comprar, pensamos que isto poderá ser o princípio de outras ideias que poderão vir a ter mais tarde e que os possam levar por caminhos em que a criatividade, o esforço pessoal a dedicação a uma ideia podem vir a dar frutos.

Nesta perspectiva pensámos num conjunto alargado de iniciativas que de uma forma ou de outra poderão funcionar como ponto de partida.

ATELIER EMPREENDER CRIANÇA

Promovido pela AIP-CCI, é um programa apoiado pelo POAT/FSE, que pretende criar ambientes em que as crianças possam exercitar a sua capacidade de imaginar as mudanças, e desenvolverem a sua capacidade de iniciativa, criatividade, autoconfiança, liderança, trabalho em equipa, responsabilidade e sentido cívico em tudo o que irão empreender.

Este atelier está já a funcionar com a turma do quarto ano e acaba por se inserir numa das áreas do Estudo do Meio, com ligação à nossa realidade social. No final do ano os grupos entretanto formados irão apresentar as suas iniciativas e produtos, de forma a mostrarem todo o conjunto de conceitos comerciais e empresariais que aprenderam.

Programa

"O FUTURO E O EMPREENDEDORISMO"

4