O Mocho Ano 1 - Número 3 - dezembro 2013 | Page 3

No passado dia 9 de novembro, foram publicados os resultados dos exames nacionais relativos ao ano lectivo 2012/2013, aos quais habitualmente se dá o nome de Ranking de Escolas.

Em relação a esses resultados, é notória a qualidade apresentada pelos alunos do Colégio de Alfragide, tanto no primeiro ciclo como no segundo ciclo. Esses resultados podem ser apreciados nos dois quadros seguintes, nos quais se apresenta a média interna por comparação com a média nacional e com a média do concelho da Amadora.

O Projeto Educativo do Colégio de Alfragide é inclusivo e tem como cunho um grau de exigência que propicia a transmissão dos valores de resiliência, honestidade, humildade e solidariedade. Estes são valores perenes que devem sempre ser a espinha dorsal de um espírito de cidadania autónoma, crítica e participativa.

Para além da operacionalização para atingirmos este desiderato, desenvolvemos um conjunto de iniciativas no sentido de melhor prepararmos as crianças para o seu futuro como cidadãos e, com este objetivo, temos vindo a dar uma grande importância a iniciativas que tenham implícito o espírito empreendedor.

NO entanto, queremos que fique claro que os rankings não são o nosso objectivo. São antes uma consequência natural do grau de exigência que colocamos no nosso ensino e que acaba por sobressair de uma forma natural quando as nossas crianças são comparadas com as crianças de outras escolas.

Outro conceito que é importante realçar é que, numa escola, quando uma turma tem resultados deste tipo, o trabalho nunca é só de uma única pessoa. Tem antes o cunho de uma equipa, que se dedica, dando mãos e tendo por últimos objectivos o apoio para que as crianças desenvolvam um espírito crítico autónomo, respeitador, mas simultaneamente enriquecedor e solidário. Eles deverão estar conscientes de que são apenas os dentes de uma engrenagem maior que funcionará tanto melhor quanto mais eles derem as mãos e trabalharem em conjunto.

É claro que estes princípios orientadores acabam por propiciar uma formação sólida que naturalmente se torna visível sempre que as crianças saem do nosso colégio e ingressam noutros estabelecimentos de ensino.

É, portanto, natural que o excelente resultado que obtivemos nos rankings de 4.º e 6.º ano seja apenas uma consequência natural de todo o processo de ensino de que nos orgulhamos. Todos os dias tentamos fazer melhor que no dia anterior, num processo de auto-análise e avaliação, única forma de termos consciência do papel que desempenhamos no panorama da educação em Portugal.

Outro aspeto igualmente importante é a participação dos pais no processo. Não há qualquer estabelecimento de ensino que consiga levar para a frente os seus objectivos se não houver compreensão e dedicação por parte dos pais para que o objectivo seja alcançado.

Por todos estes motivos, agradecemos o apoio e dedicação que todos nos vão dando, no nosso dia-a-dia educativo de forma a cumprirmos os nossos objectivos que também são os vossos.

Em nome de todos os colaboradores do Colégio de Alfragide o nosso Muito Obrigado.

O Colégio de Alfragide e os Rankings nacionais

Notícias

3